TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cognição e Psicologia Cognitiva

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

C O G N I Ç Ã O e PSICOLOGIA COGNITIVA

“A cognição [do latim cognito] é a faculdade de conhecer. O adjetivo “cognitivo” qualifica aquilo que permite conhecer ou que se refere ao conhecimento. Em psicologia, o adjetivo “cognitivo” qualifica os processos através dos quais são adquiridas e utilizadas as informações sobre o ambiente. O termo “cognição”, por sua vez, designa o conjunto dos estados e dos processos que um sistema físico, natural ou artificial, pode ter, no decurso da construção de uma representação interna de dados externos, com vista à tomada de uma decisão de ação [...]”.

Psicologia Cognitiva, afiliada à Inteligência Artificial (I.A.): [...] considera o homem como um sistema de tratamento de informação (STI), que capta a informação proveniente do mundo exterior, a memoriza, realiza operações com base na informação e transmite informação ao mundo exterior.

Postulado epistemológico da Psicologia Cognitiva ligada à I.A.: sistema simbólico e informacional.

A corrente ecológica: o papel da linguagem e das relações sociais” (TIJUS, 2003, p. 13; 15; 25).

“Deixem-me agora dizer-lhes o que eu e os meus amigos julgamos que era a revolução no fim dos anos 1950. Era, pensávamos, um grande esforço para estabelecer o significado como o conceito central da psicologia – não estímulos e respostas, não um comportamento abertamente observável, não impulsos biológicos e suas transformações, mas o significado. Não era uma revolução contra o behaviorismo [...] tratava-se de uma revolução muito mais profunda. O seu objetivo era descobrir e descrever formalmente os significados que os seres humanos criam a partir das suas relações com o mundo e em seguida, propor hipóteses sobre a intervenção dos processos de criação do significado. Centrava-se na atividade simbólica que os seres humanos empregavam na construção e na criação de sentido não só a propósito de mundo mas também de si mesmos [...] A revolução cognitiva, na sua concepção original, requeria virtualmente que a psicologia se aliasse à antropologia e à lingüística, à filosofia e à história [...]” (BRUNER, 1990, p. 16).

Psicologia Cognitiva e Psicologia Budista: Eleanor Rosch; Mind and Life Institute.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com