TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 12

A ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA

No passado as organizações eram compostas por famílias, tribos, feudos, pequenas empresas familiares (artesanais ou agrarias). Mas estas pequenas empresas foram desaparecendo e cedendo lugar as grandes organizações das sociedades industriais e ao Estado moderno. Uma das caraterísticas que diferenciam nosso período histórico é a predominância do sistema social organizacional. Atualmente aos milhares, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.

Uma das razões que justificam o estudo das organizações é o seu papel fundamental na formação da personalidade do homem moderno. Estudiosos perceberem como o crescimento das organizações relacionava-se com a mudança de comportamento dos indivíduos. Max Weber e Robert Merton, estudaram o problema sob o ponto de vista científico. Já David Riesman e, especialmente, William Whyte, Jr., foram além; demonstrando que o homem da organização pensa, toma decisões, trabalha e diverte-se sempre em grupo. E mesmo suas crenças e valores são determinados pelas organizações – pois assumem caráter político, econômico, cultural e religioso –, de modo que a autonomia individual se torna quase inexistente. Este é o organization man.

O princípio fundamental das organizações é a eficiência. Nem todo sistema social é uma organização, mas toda organização é um sistema social cuja existência depende da eficiência. Portanto, se não há eficiência, não há organização. Assim como não há organização sem produtividade. Esta representa a relação entre esforço e resultado, sendo fundamental para o desenvolvimento. Em outras palavras, um melhor aproveitamento dos meios de produção leva a um melhor resultado para um dado esforço e tudo isso conduz ao aumento da produtividade. Por consequência trazendo o desenvolvimento.

Existe a correlação entre o desenvolvimento industrial e o crescimento das organizações. De forma sucinta, quanto mais as empresas e o Estado se organizavam, melhor suas relações se ajustavam e quanto mais o trabalho era racionalizado e sistematizado por muitas organizações, maior era o desenvolvimento. Em última análise, o progresso de uma nação era diretamente proporcional a sua capacidade de organizar a atividade humana. Esta constitui mais uma razão para estudar as organizações: a sua importância no desenvolvimento econômico, político e social dos países.

O crescimento das organizações chamou a atenção de muitos estudiosos das ciências sociais. Da Sociologia (como citado anteriormente), da Psicologia, da Psicologia Social, da Economia e principalmente da Administração. Afinal não há organização sem administração.

Enfim, a palavra “organização” trata-se tanto de um substantivo concreto como abstrato, ao assumir dois significados diferentes. No primeiro, a organização é um sistema social, uma instituição concretamente existente, por exemplo, a Igreja. No segundo, a organização é a forma pela qual determinada coisa se estrutura, por exemplo, a organização de um departamento numa empresa.

O Conceito de Organização Burocrática

Como vimos anteriormente, existem grupos grandes e pequenos de organizações, e estes podem ser classificados de não-organizados a completamente organizados, como o exercício moderno.

Os sistemas sociais não organizados são, por exemplo, um conjunto de consumidores ou produtores, o povo, etc. Já as organizações completamente organizadas são organizações burocráticas.

O que é um sistema social burocraticamente organizado ou uma organização?

Marx Weber considerou a burocracia um tipo de poder ou de dominação. No ver popular a burocracia significa papelada, números excessivos de tramitações, apego excessivo a regulamentos ou ineficiência. O povo deu o nome burocracia aos defeitos do sistema, porém a burocracia tem seu conceito cientifico adotado como sistema social racional, ou seja, um sistema social em que a divisão do trabalho é sistemática e coerentemente realizada, tendo em vista alcançar os objetivos economizando-se os meios.

A burocracia prima pela total eficiência da organização e, para que se alcance a eficiência, todos os detalhes formais devem ser vistos com antecedência, a fim de que não existam interferências pessoais que acabem por atrapalhar o processo.

As Organizações Entre os Sistemas Sociais.

A conceituação de organização ou burocracia permite-nos observar que no dia a dia, há um crescimento em número e tamanho dessas organizações em relação aos demais sistemas sociais, sendo que a burocracia se apresenta como um fenômeno social dominante do mundo.

Para se determinar o lugar na burocracia entre os sistemas sociais, deve observar como ponto de partida a classificação dada por Georges Gurvitch, que merece uma classificação mais adequada dessa adaptação, apresentando três tipos de sistemas sociais, sendo o primeiro, sistemas sociais praticamente desorganizados, como exemplo a multidão, e os diversos públicos, além das classes sociais, como grupos de idade, nação, cidade e região;

Em segundo, sistemas sociais semi-organizados, como família, tribo, clã, feudo ou pequena empresa familiar, e em terceiro as organizações ou burocracias.

Uma classificação mais interessante se refere ao fato de que as burocracias, além de seu caráter racional, são geralmente sistemas sociais de grandes proporções como bem dispõe R.M. Maclver e Charles H. Page, que em sua classificação teria, primeiramente as unidades territoriais inclusas, que genericamente seria a comunidade, dentre os tipos, tribo, nação, região, cidade, vila etc.

Em segundo, as unidades baseadas na consciência de um interesse comum, mas sem organização definida, como a) classe social, b) grupos étnicos e raciais e c) multidão com os seus respectivos tipos específicos.

Em terceiro, unidades baseadas na consciência de um interesse comum e com organização bem definida, como as associações, como a) o grupo primário(família, grupo desportivo e turma e b) a grande associação, como Estado, Igreja, a empresa, o sindicato.

A Burocracia e os Tipos de Dominação

Segundo Max Weber são três tipos fundamentais de dominação, o carismático, o tradicional e o racional-legal, pelo qual cada um deles se diferencia tanto pela forma como é exercida quanto pela sua origem, pela sua "legitimidade", isto é, a legitimidade da dominação é o fato que a torna efetiva, é o motivo que a explica porque determinado número de pessoas as obedece seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com