TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO

SETEMBRO – 2015

TARAUACÁ – AC

ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO

[pic 1]

SETEMBRO – 2015

TARAUACÁ – AC

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------04

        

DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------------------05  

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------08

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------09


INTRODUÇÃO

Em todas as áreas de atuação, as organizações possuem o papel de servir a sociedade que está em constante construção, reorganizando seus recursos para atender a diferentes demandas.

As empresas, em busca de diferenciais para manterem-se atuantes no cenário empresarial e obterem sucesso nas suas operações, bem como na melhor maneira de tomar decisões, estão trabalhando cada vez mais com a otimização de recursos e implementando de novas estratégias gerenciais.

Nesse sentido a atividade tem como objetivo investigar como os profissionais negociam as fronteiras entre trabalho e lar. Além de aprofundar as particularidades relacionadas aos trabalhos e lar e às demandas súbitas.

DESENVOLVIMENTO

        A sociedade atual está centrada na informação e no conhecimento, o que tem refletido fortemente no processo de gestão. A tomada de decisão refere-se à conversão das informações em ação.

Cada vez mais percebemos em nossos lares e local de trabalho, as amarras da tecnologia estreitam fortemente o ser humano, individualizando-o, dificultando seu contato e relacionamento com os demais, mutilando indiretamente a criatividade, a imaginação, a percepção e a espontaneidade.

Uma grande parte de nossas vidas é gasta nos domínios da conformidade; estamos sujeitos à considerável manipulação e ajustamento, e é bem possível que muitas das escolhas que nos estão abertas, são mais aparentes do que reais. Portanto, decisão é uma ação tomada com base na análise de informações. Com base no texto “A cara dos escritórios: como vai ser o ambiente de trabalho”, pede-se:

1. Opine acerca das fronteiras entre trabalho e lar. Para tanto, busque, no mínimo 2 autores (fundamentação teórica), para pautar o seu posicionamento.

A tendência de crescimento da participação feminina no mercado de trabalho, suas conseqüentes implicações para as divisões de responsabilidades no lar e a popularização de tecnologias que possibilitam que demandas do lar e do trabalho sejam atendidas nos mesmos espaços e momentos, têm tornado complexa a tarefa de administrar os domínios pessoais e profissionais da vida.

Há uma paisagem propícia para a ocorrência de conflitos entre as dimensões de lar e trabalho na vida de profissionais de diferentes áreas. A observação alicerçou-se na teoria das táticas de manejo de fronteiras (Kreiner et al., 2009).

A literatura sobre as relações entre trabalho e lar tem empregado dominantemente o método quantitativo e se encontra mais focada na identificação dos conflitos existentes entre o trabalho e o lar do que no possível equilíbrio entre as demandas dessas duas dimensões (Chang et al., 2010).

A relação estreita com o funcionário a empresa constitui um item indispensável no planejamento estratégico de uma organização, no sentido de procurar constantemente o aperfeiçoamento da qualidade de seus serviços ou mercadorias ocasionando uma procura freqüente por melhor desempenho no mercado onde a empresa está inserida.

2. Entreviste um gestor (seja ele de uma organização pública ou privada) e registre a opinião dele acerca da flexibilidade entre casa e trabalho.

Segundo o gestor entrevistado aconselhável constituir esferas separadas que permitam sanar pontos especificamente entre casa e trabalho. A formalização da estrutura de governo da empresa e, em particular, da família, exige uma separação clara das funções exercidas por essas entidades, o que é bom, mas que não deve se confundir com uma delimitação clara das tarefas de cada uma. A vantagem está, precisamente, em evitar a intromissão de questões familiares no trabalho da direção ou do próprio conselho de administração da empresa. Ignorar essa separação pode acarretar custos e problemas consideráveis ao funcionamento do ambos.

O ato de comunicar as expectativas individuais e organizacionais quanto à integração ou a segmentação das fronteiras entre o trabalho e o lar e confrontar os violadores das fronteiras. Vale ressaltar que, a tática comunicativa objetiva diminuir a violação das fronteiras e, conseqüentemente, a redução dos conflitos.

3. Comente, a partir de uma análise geral, se as organizações presentes em seu município apresentam uma cultura organizacional com predisposição para aceitar, ou não, o fim dos escritórios. Cite exemplos.

Analisando a estrutura atual do mundo dos negócios, observa-se um aumento da complexidade das atividades devido ao surgimento de uma concorrência globalizada, avanços culturais e tecnológicos, onde as organizações devem buscar inovar em seus processos a todo o momento, procurando estar à frente da sua concorrência e garantir, a sua sobrevivência nesse mercado. Surgi à necessidade de coordenação e gerenciamento e controle das atividades visando diminuir o tempo de reação aos estímulos externos no alcance dos objetivos. Segundo Kotter & Schlesinger, (1979), "toda mudança deve ancorar-se em estratégias consistentes, senão sérios problemas podem ocorrer".

As palavras de Kotter & Schlesinger explicam a necessidade de um planejamento pensado de forma estratégica, que venha nortear a gestão nos processos de mudanças, a fim de garantir que essas mudanças se tornem um diferencial de mercado. Em um ambiente de trabalho são vários os fatores que influenciam no bem-estar de agentes e, conseqüentemente, na produtividade deles. Além dos aspectos ergonômicos, as cores promovem efeitos comportamentais.

Em contraponto à maioria das abordagens de desenvolvimento organizacional centradas em problemas, identificando-os e propondo soluções plausíveis para solucioná-los, a Investigação Apreciativa, ao invés de procurar por problemas que devam ser solucionados, busca identificar as qualidades únicas e as forças especiais desta organização, que servirão de ponto de partida para a melhoria do desempenho das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com