TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Métodos

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 8

Organização e Métodos

Acadêmico;

CAROLINE FEREREIRA

                 

Gravataí - RS

2013

Organização e Métodos

Organização e Métodos é uma área da administração que lida com um conjunto de técnicas responsável pela modelagem de uma organização, que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento, com a finalidade de aumentar a eficiência do trabalho, através da aplicação especializada de métodos científicos, melhorando o gerenciamento dos processos aplicado através de uma padronização, nas execuções das atividades.

É uma área que identifica, analisa, planeja, organiza, controla e propõem melhorias no processo de trabalho, elaborando e implementando sistemas administrativos na empresa. 

Evolução das Teorias da Administração

Por meio de melhor engenharia humana, de racionalizar o modo como o trabalho se concretizava, para aumentar a produção, a abordagem desses estudos se conhece como organização formal, que foi denominado de escola tradicionalista e seus principais integrantes foram Henri Fayol, Frederick W. Taylor, entre outros, seguindo-se mais tarde com a teoria estruturalista.

A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria das relações humanas, mais tarde desenvolvida pela teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência, desenvolvendo esta, a ênfase na tecnologia, tomando por uma visão geral: tarefas; estrutura; pessoas; ambiente e tecnologia.

As principais escolas que contribuíram com o desenvolvimento das diversas teorias acerca da Administração foram: a Escola tradicionalista, a Escola Behaviorista, e a Escola Neoclássica. Propiciaram o estudo do planejamento, direção, organização e controle das atividades, estruturando práticas dentro de uma organização, sendo estas públicas ou privadas, na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental para que haja eficiência e eficácia nas atividades propostas como: saber utilizar princípios, saber decidir e solucionar problemas, saber lidar com pessoas, comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, solucionar conflitos. 

Estruturas Organizacionais

Uma organização é o agrupamento de atividades e recursos visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos, tendo uma  visão sistêmica e global da estrutura organizacional, sendo pró ativo, ousado e criativo, ser um bom líder, administrar com responsabilidade e profissionalismo. A estrutura organizacional dentro de um contexto geral se subdivide em duas estruturas: estrutura Formal e estrutura Informal.

Estrutura Formal: Objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada em algum de seus aspectos pelo organograma.

Estrutura Informal: é a rede das relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontânea mente quando as pessoas se reúnem. Portanto apresenta relações que usualmente não aparecem organograma.

Os componentes da estrutura organizacional são:

O sistema de responsabilidade, que se refere ao resultado da alocação de atividades. Esses sistemas são constituídos por: Departamentalização; linha e assessoria; e Especialização do trabalho.

Departemanetalização que é o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondem recursos em unidades organizacionais.

Linha e assessoria têm comando e aconselham as unidades de linha no desempenho de suas atividades e são ligadas as atividades no meio da empresa.

Especialização do trabalho, os graus das funções na organização são subdivididos em tarefas separadas.

O Sistema de autoridade, que se refere ao resultado da distribuição do poder, e que é constituído por: Amplitude administrativa ou de controle; níveis hierárquicos; delegação; e centralização ou descentralização.

Amplitude Administrativa, número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente de maneira efetiva e adequada.

Níveis hierárquicos é um conjunto de cargos na empresa que com o mesmo nível de autoridade.

Delegação, determinado nível de autoridade de um chefe para o seu subordinado fazendo com que ele esteja comprometido com a execução da tarefa delegada.

Centralização é a maior concentração de poder decisório na alta administração de uma empresa.

Descentralização, e a menor concentração de poder decisório na alta administração da empresa sendo distribuídos para seus diversos níveis hierárquicos.

O Sistema de comunicações, que se refere ao resultado da interação das unidades organizacionais e que por sua vez, é constituído por: o que, como, quando, de quem, para quem comunicar.

Tipos de estruturas

Funcional: são agrupadas de acordo com as funções da empresa.

Territorial ou localização geográfica: este tipo é usado por empresas territorialmente espalhadas.

Produtos ou serviços: Neste tipo, as atividades são agrupadas feitas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa.

Clientes: Neste tipo as atividades são agrupadas com base as necessidades diversas e exclusivas dos clientes da empresa.

Processo: Neste são agrupadas conforme as etapas de um processo. 

Projeto: As atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias. 

Matricial: é uma solução mista que se combina a estruturas com base em função com as estruturas com bases em projetos ou em produtos onde os órgãos funcionais centrais continuam com suas estruturas características, apoiando tanto de projetos quando de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (334.3 Kb)   docx (462.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com