TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PAPILOMAVÍRUS HUMANO

Por:   •  14/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.245 Palavras (17 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 17

EMPREENDIMENTOS EDUCACIONAIS SÃO FRANCISCO DE ASSIS

COLEGIO SENES UNETEC

CURSO TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA

PAPILOMAVÍRUS HUMANO

SÃO GONÇALO - RJ

Julho / 2016

NATHÁLIA RODRIGUES DE CARVALHO

PAPILOMAVÍRUS HUMANO

Trabalho apresentado ao curso Técnico em Patologia Clínica do Colégio SENES UNETEC, como requisito parcial para a obtenção do certificado de Conclusão.

Orientador: Professor Francis Velasco.

SÃO GONÇALO/ RJ

Julho / 2016

NATHÁLIA RODRIGUES DE CARVALHO

PAPILOMAVÍRUS HUMANO

Trabalho apresentado ao curso Técnico em Patologia Clínica do Colégio SENES UNETEC, como requisito parcial para a obtenção do certificado técnico em Patologia Clínica.

Data da defesa: _____/_____/_______.

Resultado: _______________________________________.

BANCA EXAMINADORA

Nome do professor (a)orientador (a):_______________________________________

Nome do professor: _____________________________________________________

Nome do professor: _____________________________________________________

Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em nossas vidas, autor de nossos destinos, que nos deu coragem para questionar realidades e propor sempre um novo mundo de possibilidades; ao nosso professor e coordenador do curso, Francis Velasco, pelo convívio, pelo apoio, pela compreensão e pela amizade.

Agradecimento

        A Deus por ter nos dados saúde e força para superar as dificuldades.                        A instituição de ensino, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela em que hoje vislumbramos um horizonte técnico, eivado pela acendrada confiança no mérito e ética aqui presentes.                                                Ao nosso Professor Francis Velasco, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube pelas suas correções e incentivos.                                                                        E a todos que direta e indiretamente fizeram parte da nossa formação, o nosso muito obrigada.

“Para ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz.”

(Steve Jobs)

RESUMO

O papilomavírus humano (HPV) é o responsável pelo desenvolvimento do câncer do colo do útero. As mulheres na faixa etária de 20 a 40 anos, sexualmente ativas, são alvo da maior incidência. Os homens são os principais vetores de contaminação por HPV. Apesar de existir mais de 150 tipos diferentes de vírus, 4 deles (6, 11, 16 e 18)são  mais frequentemente encontrados tanto no desenvolvimento de verrugas genitais como no câncer do cervical. Após esta descoberta, vacinas foram elaboradas com a com a finalidade de combater o alastramento da infecção pelo HPV e das suas seqüelas. Estas vacinas contêm uma proteína capsídeo L1 do HPV que se auto reproduz em partículas virus-like (VLP) capazes de neutralizar as infecções naturais subseqüentes. Contudo a utilização da vacina, por si só, não deve excluir a utilização de métodos convencionais como o Papanicoloau, já que é o mais utilizado para a detecção de lesões precursoras de neoplasias do colo do útero pelo Sistema Único de Saúde para detecção do vírus.

Palavras Chave: Vírus - Tratamento – Cura

ABSTRAT

Human papillomavirus (HPV) is responsible for the development of cervical cancer. Women aged 20-40 years old, sexually active, suffer from higher incidence. Men are the main vectors of contaminatio by HPV. While there are more than 150 different  viruses, four of them (6, 11, 16 and 18) are most frequently found in both the development of genital warts and cervical cancer. After this discovery, vaccines were prepared in order to fight the spread of HPV infection and its sequelae. These vaccines containa protein capsid L1 of HPV that self-replicates in virus-like particles (VLPs) capable of neutralizing subsequent natural infections. However the use of vaccine  alone should not preclude the use of conventional methods such as Papanicoloau, since it is the most widely used for the detection of precursor lesions of cervical cancer by the National Health System for the virus.

Keywords: Virus – Treatment - cure.

LISTA DE ILUSTRAÇÃO

[pic 1]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        10

Objetivo Geral        11

Objetivos Específicos        11

Metodologia        11

CAPÍTULO I: Papiloma vírus humano (HPV)        12

1.1. O que é?         12

1.2. Como ocorre o contágio?         12

1.3. Como se manifesta?        13

CAPÍTULO II: Consequências do Papiloma vírus humano (HPV)        14

2.1. Câncer do colo de útero        14

2.2. Verrugas genitais        14

CAPÍTULO III: Exames para diagnosticar o Papiloma vírus humano (HPV)        16

3.1. Papanicolau        16

3.2. Colposcopia e peniscopia        16

3.2. Detecção molecular do HPV        17

CAPÍTULO IV: Prevenções e Tratamentos do Papiloma vírus humano (HPV)        18

4.1. Ministério da Saúde com a vacinação contra o HPV?        19

4.2. Tratamento        19

       4.2.1. Verrugas genitais        19

       4.2.2. Câncer do colo de útero        20

CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS        22


Introdução

O papilomavírus humano, conhecido também como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas e afeta tanto homens quanto mulheres. Atualmente, a infecção por HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais freqüente, ou seja, é a principal infecção viral transmitida pelo sexo.(Instituto do HPV). Representa o nome de um grupo de vírus que incluem mais de 100 tipos, que em seu processo de transmissão ocorre por meio de relações sexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com