TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PNEUMÁTICA - LABAUT

Por:   •  19/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE PNEUMÁTICA

TIPO DE SISTEMA: Pneumático, com cilindro e chave de fim de curso.

CILINDRO: Dispositivo usado para gerar força a partir da energia do sensor sobre pressão. Consiste de uma câmara cilíndrica com um pistão móvel, de admissão e canais de escape. Os cilindros de ação dupla têm uma porta em cada extremidade (indicados em vermelho e azul na fig. 1) e movem o pistão para frente e para trás alternando a entrada que recebe o ar de alta pressão. Isso usa cerca de duas vezes mais energia que um cilindro de ação única, mas é necessário quando uma carga deve ser movida em ambas as direções, como abrir e fechar um portão.

[pic 1]

CHAVE DE FIM DE CURSO: Os sensores de fim curso geralmente tem uma estrutura similar a da imagem abaixo. Quando a haste do sensor é empurrada, os terminais do sensor ficam em curto. Com isso pode-se ler se o sensor foi acionado com um micro controlador e depois enviar um sinal para o motor para que este pare ou inverta seu giro. 

[pic 2]

CONCLUSÃO: Na bancada didática de pneumática, foram montados os circuitos com válvulas, atuadores e tubos; de acordo com a descrição de cada exercício proposto. Após o término de cada atividade, foram feito os testes para comprovar seu funcionamento.

RELATÓRIO DE HIDRÁULICA

TIPO DE SISTEMA: Hidráulico e atuador de duplo sentido, controlado por sensores.

O sistema hidráulico utiliza atuador linear de fluídos de duplo sentido, sendo controlado através de dois sensores (óptico e capacitivo), posicionados um em cada extremidade do final do curso do pistão. Ao detectar o pistão, o sensor óptico envia um sinal para o CLP que faz a leitura e envia um sinal de saída para a válvula pneumática mudar o sentido de atuação do pistão. Onde na outra extremidade do fim de curso do pistão atuador, está o sensor capacitivo que também envia o sinal para CLP inverter o sentido de atuação do pistão.    

 

SISTEMA HIDRÁULICO: Utilizamos uma fonte elétrica para alimentar o CLP, onde através do CLP foram realizadas as ligações para alimentar os sensores (óptico/capacitivo), que ao serem estimulados enviavam um sinal para as entradas do CLP.  As saídas do CLP estavam conectadas a uma mesa de contato que servia como um intermediário, para poder realizar o chaveamento e enviar o comando para válvula direcional hidráulica, que por sua vez estava conectada ao atuador de forma a controlar o sentido de atuação do pistão. Todo o sistema hidráulico foi alimentado por uma bomba conectada a válvula hidráulica para pressurizar o fluido.

[pic 3]

[pic 4]

          Sensor Óptico                                                                Sensor Capacitivo

CONCLUSÃO: Os sensores enviam sinais de comando direcional do pistão em sentido oposto fazendo que o sistema torne a ação do atuador repetitiva e infinita, até que seja cortada a alimentação do sistema hidráulico ou elétrica. O esquema de montagem pode ser utilizado na indústria ou em outra área que se queira uma condição de trabalho linear e repetitivo podendo ser submetido a grande esforço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com