TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE CRIMES VIRTUAIS

Por:   •  3/11/2017  •  Artigo  •  5.216 Palavras (21 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 21
  1. [pic 1]

CYBERCRIME E CYBERSECURITY

 PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE CRIMES VIRTUAIS

SIMONE DE PAULA SORIANO DE MELLO ALVES SOUZA

Atenção!

Este artigo deverá servir somente como modelo para a Formatação e algumas considerações acerca das normas que adotamos juntamente com a ABNT. Sendo assim, não poderá ser copiado, visto que ao se apropriar de ideias de terceiros sem citar o autor, comete-se PLÁGIO – crime de violação de direito autoral (Lei no 9.610/98).

CIBERESPAÇO: CRIMES E INVESTIGAÇÃO

BELEM – PA

2017

FACULDADE UNYLEYA

SIMONE DE PAULA SORIANO DE MELLO ALVES SOUZA

CIBERESPAÇO: CRIMES E INVESTIGAÇÃO

Artigo Científico Apresentado à Faculdade Unyleya, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em (Cybercrime e Cybersecurity -Prevenção e Investigação de crimes Virtuais).

BELEM - PA

2017


CIBERESPAÇO: CRIMES E INVESTIGAÇÃO

Simone de Paula Soriano de Mello Alves Souza

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo a conceituar o ciberespaço, mostrar os principais crimes virtuais e com o marco civil a aplicação do Código Penal Brasileiro nos crimes virtuais, o que nos tem ocorrido de forma ainda mais abrangente e tem alcançado vítimas todas as faixas etárias, como vimos alguns adolescentes. Para que tenhamos percepção mais abrangente do problema temos que esclarecer certos conceitos como, por exemplo, o que foi estipulado como espaço virtual, o que são crimes virtuais a definição sobre o local da apuração dentre outras. O estudo tem como objetivo além de conceituar ciberespaço e seus diversos crimes, mostrar como se inicia uma investigação de crimes virtuais e de certa forma com esta leitura podemos alertar de como devemos nos prevenir de crimes dessa natureza. 

Palavras-chave: ciberespaço, crime virtual, marco civil.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a aplicação da Lei nos crimes virtuais e vai mostrar que esses crimes podem causar danos cada vez maiores e atingindo até mesmos as crianças e adolescentes.

A aplicação do Código Penal Brasileiro nos crimes virtuais, tem ocorrido de forma ainda mais abrangente bem como este tipo de crime tem alcançado vítimas todas as faixas etárias. Para que tenhamos percepção mais abrangente do problema temos que esclarecer certos conceitos como, por exemplo, o que é ciberespaço, quais são os crimes virtuais, a jurisdição de ciberespaço e o que foi estipulado como espaço virtual, como se prevenir de crimes virtuais e como se procede uma investigação de crime virtual.

Quando se fala em crimes virtuais algumas pessoas ainda pensam que eles apenas podem nos atingir de forma financeira, onde alguns “hackers” conseguem invadir nossas contas bancarias ou fazer compras em nosso cartão de crédito.

Nos dias atuais e com os usuários da rede com faixa etária cada vez menor, o que fazer quando uma criança ou adolescente comete o suicídio, sendo incitado através de jogos virtuais?

Como as vítimas dos crimes estão cada vez mais diversificadas é importante que pesquisas como esta, ou várias outras obras cheguem ao conhecimento dos pais, e até mesmo das escolas para que se faça a devida prevenção e que as crianças e adolescentes tenham como saber as mais variadas consequências desses crimes e também as mulheres que são vítimas de vários outros tipos de crimes que utilizam a internet.

Este trabalho então tem em vista conhecer o ciberespaço, reconhecer os crimes virtuais, saber como devemos nos prevenir, assim como mostrar os procedimentos criminais e de investigação de casos que serão descritos.

No capítulo 1 será apresentado o ciberespaço e sua definição, no capitulo 2 vou explicar o conceito de crimes virtuais e sua lei penal, e por fim, no capitulo 3 será explicado o procedimento criminal, falando de sua legislação específica englobando os crimes e seus tipos, bem como sua investigação e aplicação.

OBJETIVO GERAL

Conhecer o espaço virtual, estudar e identificar quais são os tipos mais comuns de crimes virtuais, analisar o procedimento criminal e a forma de investigação criminal de acordo com o Marco Civil.

OBJETIVO ESPECIFICO:

Com o advento da internet e sua evolução nas mais variadas formas, conhecer o espaço virtual se faz necessário para poder definir corretamente a competência e por fim criminalizar a conduta do autor de um crime virtual bem como é importante para que se possa entender o funcionamento dos crimes.

Conhecer de definição de crimes virtuais, sua origem e evolução para que se tenha percepção da conduta criminosa dentro do espaço virtual.

De acordo com o Marco Civil da Internet, podemos analisar os diversos tipos de crimes virtuais, sua abrangência e os danos causados a vítima sejam financeiros, morais ou psicológicos, e com isso mostrar alguns passos iniciais de como se procede em uma investigação criminal de um crime virtual.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista o grande aumento de crimes virtuais e como tem ocorrido de forma ainda mais abrangente e tem alcançado vítimas todas as faixas etárias, como vimos algumas crianças e adolescentes, este projeto tem como fundamento para que tenhamos percepção mais abrangente do problema, esclarecer certos conceitos como, por exemplo, o que é cyber espaço, quais são os crimes virtuais, a jurisdição de cyber espaço e o que foi estipulado como espaço virtual, como se prevenir de crimes virtuais e como se procede uma investigação de crime virtual.

Como as vítimas dos crimes estão cada vez mais diversificadas é importante que pesquisas como esta, ou várias outras obras, cheguem ao conhecimento dos pais, e até mesmo das escolas para que se faça a devida prevenção e que as crianças e adolescentes tenham como saber as mais variadas consequências desses crimes. Serve também de alerta as mulheres que são vítimas de vários outros tipos de crimes que utilizam a internet.

O estudo tem como objetivo mostrar os principais tipos de crimes virtuais, como podemos nos prevenir, os danos psicológicos causados em alguns tipos de crimes virtuais e qual as atuais medidas que estão sendo tomadas pelas autoridades competentes de acordo com o Marco Civil e de forma geral como se inicia uma investigação de um crime virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (367.9 Kb)   docx (95 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com