TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMAÇÃO PARA WEB.

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 10

                                                                                              3° Semestre[pic 1]

[pic 2]

ATPS

Programação

para Web

Professor :Rodrigo Mateus

Itapecerica da Serra – 2012

                                                                                3° Semestre

[pic 3]

Programação

 para Web

Etapas 1 e 2

  • RA  – Adriano 3° semestre
  • RA  – Douglas 2° semestre
  • RA – Gildete 3° semestre
  • RA: 2114200204 – Juliana Ap. R. M. dos Santos Camargo 3° semestre
  • RA:– Marcela 3° semestre
  • RA: – Thalita 3° semestre

ATPS de Programação para Web

Etapa 1

** Passo 1:

A importância da usabilidade em web sites

A usabilidade é a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta onde se realiza uma tarefa especifica e importante, também podemos falar que são técnicas que ajudam aos seres humanos a realizar tarefas em ambientes gráficos de computador nas páginas da web.

Para se construir um web site devemos sempre dispor de tecnologia e recursos humanos para realizar o projeto, todos os departamentos da empresa tem que estar integrados nesse projeto, verificar o anuncio do que vai vender, como vai vender e os produto em si e após a venda fidelizar o cliente com promoções e seguimentos.

Para tudo isso não pode esquecer-nos de alguns critérios essenciais para ter um web site como legibilidade, antecipação, autonomia, distribuição de cores, consistência, visibilidade e eficiência do usuário.

Legibilidade

Tem como propósito ver a qualidade tipográfica do testo, envolvendo detalhes que vão desde o melhor contraste até a utilização correta dos espaçamentos.

Se a legibilidade não for bem aplicada, a usabilidade pode ser comprometida, por isso devemos estar sempre atentos aos preceitos básicos da legibilidade na web como:

- Contraste: utilizar cores que possuam um bom contraste entre o texto e fundo.

- Serifas: que são detalhes de tipografias que devem ser definidos pelos monitores para não prejudicar a legibilidade.

- Tamanho e Entrelinhamento: essa é uma das principais preocupações onde o texto tem que ser legível e o tamanho adequado para pagina daquele web site.

- Alinhamento: deve ser bem usado para proporcionar uma organização definida dos parágrafos.

Antecipação

Para facilitar a antecipação da experiência de uso devemos definir os limites e as regras de comportamento e de ação no ambiente de cada interface onde as realizações dessas  tarefas pertencem ao usuário. Onde devemos:

- Prover baixo tempo de download para a interface e imediata percepção de valor aos usuários, de modo que as chances de permanecerem nas páginas aumentem.

- Oferecer suporte à navegação e ao uso, por meio de mensagens claras e objetivas.

- Facilitar o aprendizado de uso, de modo que o usuário possa usar o site sem precisar de aprendizado formal.

- Informar o usuário as tarefas a realizar, como o download de um arquivo, uma compra de produto, o carregamento na tela de um arquivo muito grande.

- Permitir a reversibilidade das ações, para q o usuário possa explorar o site, e caso erre o caminho ou desista da tarefa, volte à etapa inicial.

- Incluir pequenos resumos próximos aos links, para ajudar os usuários a entender a antedecipar o conteúdo da página relacionada.

- Incluir links relacionados que facilitem a localização de assuntos no site todo, independentemente da sua estrutura.

Autonomia

É o equilíbrio entre o que o usuário procura em um site e o que espera que ele procure, onde a prioridade fica com a satisfação da demanda do usuário, para que estas pessoas sintam  maior conforto na experiência de uso, é importante não incluir nas interfaces elementos cujo uso não seja muito simples ou autoexplicativo. Onde o aprendizado imediato da interface deve ser uma preocupação permanente dos desenvolvedores web.

Nunca podemos esquecer de alguns fatores em relação à autonomia de ação dos usuários:

 - Colocar condições que fornecem a adaptação dos usuários para que a tarefa seja realizada corretamente, exemplo disso é quando se realiza uma compra online devemos preencher formulários e se estiver incompleto o sistema deve avisar os dados estão incompletos e o processo não deve ser consumado.

- Grau de familiaridade do usuário médio do site com o uso da internet e suas ferramentas, sempre considerar o uso por usuários novatos, mas também por especialistas, usuários ocasionais, frequentes, crianças, idosos, pessoas com deficiências físicas, etc.

- Adaptação da interface às condições físicas ou de acesso do usuário, onde poderá ter a possibilidade de aumentar o corpo de letra dos textos ou se adaptar o layout da tela.

- Clareza da localização das páginas de abertura das seções principais em relação à página principal.

- Orientação visual dos percursos a seguir, dos caminhos percorridos e pontos de chegada, onde tem que haver um caminho para chegar a uma informação,um mais curto e outro mais detalhado.

- Sinalização visual dos pontos onde os usuários devem permanecer mais tempo, onde isso ajudam o usuário a achar as informações que esta procurando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (559.3 Kb)   docx (378.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com