TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  7/10/2020  •  Dissertação  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

Sorvetes Rochinha

 Na cidade de São Sebastião, nos anos 90, o mestre de obras José Lopes decidiu fabricar e vender sorvetes na praia para complementar a renda de sua casa. O que hoje se tornaria uma grande marca de sucesso com mais de mil pontos de venda e um faturamento anual de dois dígitos de milhões ao ano, na época se chamava Lopes e cada picolé podia ser adquirido por apenas R$ 0,80 centavos.

José que colhia as frutas do seu quintal e passava noites em claro com sua esposa fabricando os picolés, percebeu que suas vendas iam muito bem e viu sua oportunidade de criar um negócio sólido. Em 1992 quando conheceu Ademar Rocha - da tradicional família Rocha do litoral norte de São Paulo - o auxiliando na obra de uma de suas sorveterias, que vendeu a ele sua marca Rochinha, assim ele a comprou, recebendo de seu antecessor apenas um caderno velho com informações escritas à mão que mal davam para ser lidas, perdendo a maioria das receitas. Ele seguiu com suas próprias receitas e na intenção de expandir seu negócio investiu em máquinas e equipamentos para agilizar seus processos. Dois anos depois da compra da marca, já havia recuperado seu investimento e decidiu distribuir seu produto em sorveterias do litoral, porém não obteve sucesso pois ninguém estava disposto a apostar numa marca não consolidada ainda. Sendo assim ele mesmo inaugurou cinco lojas em praias do litoral fazendo empréstimos e apostando suas economias, a partir daí seus sorvetes caíram na graça do público, no entanto o que o fez bombar foi distribuir carrinhos em épocas de temporada nas praias mais badaladas do entorno como Maresias e Camburi.

No início dos anos 2000, a fábrica não suportava mais a demanda e a família Lopes se viu na necessidade de expandi-la, tomando assim a decisão de vender as 5 lojas e usar o dinheiro para a expansão e para abrir uma outra unidade. A partir dessa estratégia, eles conseguiram expandir as distribuições para a capital de São Paulo, crescendo exponencialmente suas vendas e agregando valor a marca. Em 2005 um empresário assumiu a distribuição em São Paulo, em 2009 atualizou sua identidade visual, em 2012 construiu sua primeira fábrica de grande porte em São José dos Campos-SP e em 2014 firmou sua primeira sociedade que detinha 30% da empresa.

José Lopes acreditou desde o início na força do seu negócio juntamente com o apoio de sua família, criou estratégias e soube se relacionar muito bem tanto com os fornecedores quanto com os seus funcionários, e por fim sempre colocou a mão na massa, trabalhava diretamente com o seu produto para garantir sua qualidade. Eles nunca tiveram nenhum tipo de apoio externo sobre como liderar um negócio ou consolidar uma marca, sua única estratégia era manter uma relação de proximidade com o consumidor desde a produção, utilizando produtos frescos e naturais, quanto as vendas, que preza atendê-los da melhor forma possível. Esse cuidado em todas as áreas da empresa foi um dos principais impulsionadores para que a marca fizesse seu nome. Hoje a marca não pertence mais ao Sr. José, ele a vendeu para seus sócios em 2016, porém sua receita ainda é comandada pela mesma pessoa há mais de 25 anos, e o seu legado continua sendo motivo de orgulho para ele e sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com