TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA AS TRAÇAS DE BINTOU A TERORIA E

Ensaios: A PRÁTICA AS TRAÇAS DE BINTOU A TERORIA E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIA DALVA DE SOUZA GOMES

AS TRAÇAS DE BINTOU A TERORIA E A PRÁTICA

a Vista

BOA VISTA

2013

MARIA DALVA DE SOUZA GOMES

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:– ensino e alfabetização II, ensino da matemática na educação infantil , ensino da natureza e sociedade, ensino das artes e da musica Professores : Laura Cecilia Cabral, Raquel Franco. Eliane Maria de Oliveira, Andreia Zômpero, Helena Sanpaio, Vilze Vidotte Costa.

Boa Vista

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................6

OBJETIVOS................................................................................................................6

SÍNTESE REFLEXIVA................................................................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................9

INTRODUÇÃO

No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem no primeiro parágrafo fala que: Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo.

OBJETIVO

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica do educando. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva.

A TEORIA E A PRÁTICA

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afrodescendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birrotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê poder fazer certas coisas e porquê não poder fazê-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fará com que a criança associe e retenha os conteúdos com maior facilidade.

Portanto, as crianças percebem que há um elo entre conceitos mais abstratos e a realidade do seu mundo familiar, constituindo assim um elo significativo de aprendizagem através das diversas formas de inteligências identificadas por Howard Gardner.

É importante ressaltar que Howard Gardner foi um psicólogo da Universidade de Harvard que criou a Teoria das Inteligências Múltiplas, para ele todos os indivíduos normais são capazes de utilizar no mínimo sete inteligências diferentes; segundo Gardner a inteligência é a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos e um ou mais ambientes culturais. Segue abaixo as inteligências identificadas por Gardner:

A inteligência lógico-matemática é descrita como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. A criança que tem uma aptidão especial nesta inteligência apresenta facilidade para fazer cálculos e contar, resolver problemas e criar notações práticas de seu raciocínio.

A inteligência espacial é a capacidade para perceber o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com