TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pessoa Com Transtorno De Personalidade E Suas Características

Por:   •  7/12/2023  •  Artigo  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

A PESSOA COM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE E SUAS CARACTERISTICAS

A CID-10 (10ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) ao listar as características peculiares ao transtorno indica a indiferença aos sentimentos alheios, a irresponsabilidade e desrespeito perante normas e obrigações sociais; a inépcia em manter relacionamentos, a baixa tolerância a frustração, a inabilidade de sentir culpa e aprender com a experiência e punição; a incapacidade em culpar os outros ou utilizando a racionalização como mecanismo de defesa através do qual uma pessoa demonstra uma explicação plausível, ou moralmente aprovável, para ações, comportamentos, sendo que os reais motivos não são percebidos.

Segundo SILVA, Ana Beatriz Barbosa, (2008, página 111) os indivíduos com o transtorno de personalidade não acompanharam a evolução histórica do ser humano em sociedade, pois eles possuem a incapacidade de se colocar no lugar do próximo, não se comovem ou se emocionam com o sofrimento que podem gerar a outrem, tendo pelo próximo uma total falta de respeito e empatia, vendo o parceiro, o amigo, o parente apenas como um objeto para satisfação dos seus anseios.

O DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), sob o código 301.7, faz menção às características do transtorno de personalidade, destacando que os indivíduos por ele acometidos são cínicos e desprezam os direitos, sentimentos e sofrimentos alheios

Segundo SILVA, Ana Beatriz Barbosa, (2008. p. 25) cita que as pessoas com transtorno de personalidade, diferentemente das pessoas que não possuem o transtorno, são desprovidos de consciência moral, ou seja, “estão absolutamente livres de constrangimentos ou julgamentos morais internos e podem fazer o que quiser, de acordo com seus impulsos destrutivos”.

Em virtude dessas características apontadas, as pessoas com o transtorno de personalidade tendem a levar uma vida repleta de delitos, podem acabar se envolvendo com crimes e contravenções e adentrando no sistema penal.

Para o Direito Penal, essas pessoas são consideradas com culpabilidade diminuída, por apresentarem uma perturbação da saúde mental, nos termos do parágrafo único do artigo 26, do Código Penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com