TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pessoa Portadora de Deficiência Física e o Lazer

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

O texto “A Pessoa Portadora de Deficiência Física e o Lazer” aborda não apenas pontos de vista de estudiosos, mas também expõe relatos de deficientes, assim como autoridades.

Inicialmente fala do conceito de lazer para de lazer para diferentes autores. As opiniões têm como ponto em comum o fato de que o conceito de lazer é amplo, e engloba áreas multidisciplinares. A sociedade contemporânea necessita cada vez mais de atividades de lazer, uma vez que os benefícios contribuem para o descanso, divertimento e socialização. Nas questões que envolvem PPDF, muito importantes também são as questões de coordenação, autoestima e independência.

De acordo com Dumazedier(1973), “o lazer originou-se com a civilização moderna, após a Revolução Industrial.” Atividades de lazer  devem se opor ao trabalho profissional, domestico e ao estudo, e são de caráter, muitas vezes envolvendo as seguintes áreas: Educação Física, Turismo, artes.

No referido texto a classificação de PPDF está ligada a poliomielite e a paralisia cerebral, o conceito de pessoa com de deficiência física diverge de autor para autor.

Para Telford e Sawrey, a PPDF é aquela que apresenta uma variação ou grau de dificuldade na realização de um movimento físico. Já para Mattos, as deficiências são divididas em ortopédicas, neurológicas, congênitas ou crônicas, podendo ocorrer em decorrência de amputação, espinha bífida, nanismo, distrofia muscular, artrite, lesões medulares, poliomielite, paralisia cerebral.

Sob esse aspecto, o lazer tem uma função de inclusão muito importante. No Brasil ainda há muita falta de infraestrutura para adequação de locais, políticas publicas nesse âmbito existem, porém precisam ser revistas e postas em prática, já que tanto debate-se sobre direitos humanos.

Mas é certo que o lazer vai muito além do esporte e melhora a qualidade de vida da PDDF. Mais pesquisas e ações nessa área fazem-se necessárias para que a situação melhora.

Um estudo de caso feito denominado “o lazer sob a ótica das PPDF e o prefeito de Bauru” analisou depoimentos de PPDF adultas na cidade de Bauru- SP. Cada um teve sua interpretação de lazer, anunciando atividades realizadas no seu tempo disponível ou ações que dão a sensação de lazer.

Em relação ao prefeito da cidade, foi visto que apesar de boa intenção em incluir o PPDF, projetos específicos não foram feitos ainda, nada concreto foi realizado, reforçando a ideia de que pesquisas e ações são cada vez mais necessárias.

Resenha realizada por Tatiane Fátima Thiel de Lima, aluna do 6° período do curso de educação Física-Licenciatura da Unibrasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com