TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pluralidade Cultural

Por:   •  7/3/2016  •  Seminário  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 7

Helton Cleyson Lopes

Hognei schiavi Tobias

Professor – Alan sillus

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura de Matemática (led0262) – Seminário da Prática do Módulo II

13/10/2015

RESUMO

O Brasil é formado por uma grande diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, etc. Contudo ao longo dos tempos tem existido o preconceito, discriminação e exclusão social fazendo assim com que muitos brasileiros não vivam plenamente sua cidadania. Esta pesquisa de caráter documental tem por objetivo conhecer e mostrar mais sobre a necessidade de vivenciar a pluralidade de nossa cultura.

Também mostra o estado atual dos trabalhos com a temática, as contribuições do estudo da pluralidade cultural no âmbito da escola, fundamentos éticos, conhecimentos jurídicos, conhecimento histórico geográfico, conhecimentos sociológicos, linguagens e representações, conhecimentos psicológicos e pedagógicos. O tema Pluralidade Cultural propõe que seja revistas e transformadas práticas arcaicas, o trabalho volta-se para a eliminação de causas de sofrimento, de constrangimento, e no limite de exclusão social da criança e do adolescente. Para os alunos o tema oferece oportunidade de conhecimento de suas origens como brasileiro e como participantes de grupos culturais específicos.

Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.

1 INTRODUÇÃO

O que é Pluralidade? “Pluralidade é um substantivo feminino; que significa algo que possui uma grande quantidade, o mais amplo, geral e múltiplo”. A Pluralidade Cultural está relacionada com a multiculturalidade de uma nação, ou seja, quando encontram-se num mesmo espaço reunidos vários tipos de manifestações culturais e tradições diferentes. No Brasil devido a sua multi-colonização formou-se uma pluralidade de culturas.

Esta temática diz respeito ao conhecimento, e à valorização das características étnicas e culturais do povo brasileiros, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade, oferecendo ao aluno e ao professor a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo. Por trabalhar com a diversidade humana comporta uma ampliação de horizonte tanto para o professor como para o aluno, oferece também elementos para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais, não significa aderir aos valores do outro. É importante ao se tratar deste assunto, fazer a distinção entre diversidade cultural, a que o tema se refere, e desigualdade social.

As culturas são produzidas ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistências, na organização da vida social e politica. A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação, exploração socioeconômica e politica. Quando se propõe o conhecimento e a valorização da pluralidade cultural brasileira não se pretende deixar de lado essa questão.

Por isso, no cenário mundial o Brasil, representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade. A singularidade que permite essa confiança é a sua constituição histórica no campo cultural, o que se almeja, portanto, ao se tratar de Pluralidade cultural. Assim o principio de liberdade se afirma nas possibilidades múltiplas de cada um, tratar da diversidade cultural reconhecendo-a, valorizando-a e da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, ainda que insuficiente para caminhar na direção de uma sociedade plenamente democrática.

2 DESENVOLVIMENTO

A Pluralidade Cultural

Palavra que significa diversidade de culturas, o Brasil por ser um país que abriga em seu território pessoas praticamente do mundo inteiro, é detentor de uma grande diversidade de costumes, crenças, tradições, cores e raças. Pelo fato de que os imigrantes veem de seus países e mantem suas tradições, culturas e costumes.

Algumas pessoas acreditam que a globalização é um perigo para a preservação da diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e típicos de cada sociedade, dando assim lugar para características globais e impessoais. Com o intuito de tentar preservar a riqueza da diversidade cultural dos países, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criaram a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

Esta declaração reconhece as múltiplas culturas como uma herança da humanidade e é considerada como instrumento que promove, protege a diversidade cultural e o diálogo intercultural entre as nações. Devido à extensa área territorial e sua pluralidade de colonização, o Brasil possui diferenças de costumes visíveis em todas as suas regiões.

Nas regiões norte e nordeste, predominam-se as tradições indígenas e africanas, na região Centro-oeste onde, predomina o pantanal existe a grande presença da diversidade cultural indígena. No sudeste destacam-se costumes de origens europeus, com colônias portuguesas, italianas, germânicas e espanholas, que ainda mantem as culturas típicas de seus países de origens.

CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA PLURALIADE NO AMBITO DA ESCOLA.

Por se dizer que o Brasil é rico em sua pluralidade cultural, ao longo de nossa historia tem se existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social, o que impede muitos brasileiros de exercer sua plena cidadania.

O documento de Pluralidade cultural trata dessas questões, enfatizando as diversas heranças culturais que a população brasileira convive, oferecendo informações que contribuam para a formação de novas mentalidades. Por trabalhar com a diversidade humana, propicia uma ampliação de horizontes para o professor e o aluno, mostra também elementos para a compreensão de que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com