TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Polícia Comunitária

Por:   •  22/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2


Fórum de Discussão I - Polícia Comunitária

Os dias atuais requerem novas medidas para combater a crescente onda de violência que vem assolando a nossa sociedade. Por isso, se faz necessário estudarmos e pesquisarmos novas metodologias de trabalho que sejam mais eficientes e que consigam se sobressair aos problemas estruturais que enfrentamos em nosso cotidiano. Acerca das atribuições dos militares estaduais previstas na CF/88, bem como, nas demais normas que regulamentam a atividade policial, diga como deve ser a atuação policial militar, observando os parâmetros do policiamento comunitário.

No período em que o Brasil esteve envolvido em um sistema ditatorial, vários direitos básicos foram cerceados e as forças policiais foram responsáveis pela manutenção da ditadura, atuando como aparelho repressor do Estado, o que atribuiu posição antagônica entre a efetividade dos Direitos Humanos e a atuação das forças de segurança pública, representadas, pela polícia, razão pela qual a sociedade, mesmo com o fim da ditadura, ter certa aversão a atividade policial militar.

No entanto, o cenário atual de criminalidade evidencia a necessidade de polícia e sociedade atuarem juntos em defesa da segurança. Nesse sentido, como policiais militares devemos buscar aproximar-se da comunidade, por meio de programas como o de polícia comunitária, agindo com profissionalismo e sempre pautado na legalidade, resgatando a dignidade do profissional de segurança pública e a confiança do cidadão, há muito tempo perdida, na atividade policial. Nesse sentido, o policial deve adotar a postura de um educador, o qual educa por meio de suas atitudes ao lidar com situações cotidianas, transmitindo cidadania, a partir de exemplos de conduta; de comportamentos baseados em moderação e bom senso.

As ações de policiamento comunitário representam um instrumento avançado entre o relacionamento da Polícia Militar e comunidade na redução dos índices de criminalidade, no aumento da confiança dos serviços prestados, maior eficácia nas ações e adoção de estilo de gerenciamento participativo, contribuindo para que a atribuição da Polícia Militar, que é a preservação da ordem pública, seja alcançada com maestria.

Fonte:

http://www.apcn.org.br/wp-content/uploads/2011/09/Artigo_Yara.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (276.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com