TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Pública de Educação

Por:   •  18/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Entende-se por política pública, um auxílio ou dever, exercido pelo estado para aplicar maior igualdade e amparo para determinados setores e áreas que são inferiores ou ainda dotados de menos recursos e condições da população, procurando atingir uma fatia considerável dos cidadãos. Sendo assim, do ponto de vista, a área de maior relevância para mudança política e econômica para um país, é sem dúvida, a aplicação de políticas públicas de alta relevância e qualidade com eficácia na seara educacional.

Estudos apontam que hoje em dia o Brasil aplica cerca de 6% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação para seus cidadãos, uma porcentagem ainda maior do que as investidas em países de primeiro mundo e em desenvolvimento, como é o caso dos Estados Unidos, México e Argentina. Uma vez que existe tal investimento, por qual motivo temos um índice tão ínfimo no desempenho educacional público no país quando comparado com o ensino privado no mesmo país ou com o ensino público no exterior, podemos tirar como exemplo o ensino da Angola, onde o aluno ao se formar tem em sua formação educacional a aprendizagem, de forma fluente, em língua estrangeira. Uma breve e simples reflexam nos expõe a má distribuição e administração de tal recurso investido, com conteúdo desatualizado e aplicação de ensino ainda menos proveitoso, e claro, os desvios de recursos e superfaturamentos praticados.

Com isso, temos meditas simples capazes de tornar o ensino público, que é desvalorizado, em um ensino público mais eficiente, como por exemplo, a atualização e reformulação do ensino público com conteúdo programático mais moderno com matérias atualizados com uma maior frequência para acompanhar o desenvolvimento global, acompanhado de uma nova forma de aplicar o ensinar nas escolas públicas, com estrutura e didática mais semelhante as do ensino privado.

Com a exposição das medidas para melhor qualificação do ensino, vem o principal, este modelo de Política Pública, é equiparado ao modelo da China, onde tem a maior competitividade entre ensino e melhor índice de alfabetização em todo território nacional.

O sistema educacional chinês é muito competitivo e há diversas provas ao longo das diferentes etapas. Apesar disso, os níveis de fracasso escolar são muito baixos e a taxa de alfabetização passa de 94%, segundo dados do Banco Mundial.

O Ministério de Educação Chinês é encarregado de controlar e administrar o sistema de ensino, que é gratuito para todos os estudantes durante a etapa obrigatória, que vai dos seis aos 15 anos. A partir desse momento, os alunos pagam taxas, o que produz uma notável queda no número de estudantes nos níveis superiores, porém nos últimos anos o governo investiu fortemente em educação. Melhoraram as instalações, construindo novas escolas e contratando mais professores para melhorar o nível educacional do país.

Medida esta que melhor se adequaria ao Brasil do meu ponto de vista, pois não necessitaria alterar valores de investimentos de forma direta, uma vez que para seguir com o ensino e se tornar competitivo no mercado, que é essencial na fase adulta, as taxa pagas subsidiam parte do ensino junto do Estado, fazendo com que o ensino também seja mais valorizado pelos cidadãos que nele ingressarem, e de forma indireta, esta medida faz com que o estudante valorize sua educação e procura entender absorvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com