TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Postura do Trabalho

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

Postura do Trabalho

Segundo especialistas, a nossa musculatura sofre grandes consequências causadas pelo estresse e pela tensão no trabalho e a postura correta, assim como os exercícios específicos, podem ajudar bastante os trabalhadores a evitar possíveis problemas com a saúde durante o expediente.É muito importante para os trabalhadores que atuam durante muitas horas sentados, que adotem hábitos posturais corretos e adequados à cada tipo de atividade desenvolvida.

Para a prevenção desses males, é fundamental que as empresas adotem os exercícios ergonômicos, como uma rotina diária, visando os ajustes necessários posturais, para um melhor rendimento de sua equipe sem comprometer a saúde de seus funcionários.

A NR17 estabelece os parâmetros da ergonomia que permitem a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores em suas atividades diárias. tais como ajustes das cadeiras, das mesas e teclado. proporcionando melhor conforto na sua jornada.

Conforto Termico

O empregado que é exposto durante o período de trabalho a temperaturas “anormais” poderá sentir diversos tipos de sintomas, como dor de cabeça, enjoo, sudorese, palpitação, cansaço. Quando o quesito é disposição ao trabalho onde há falta de conforto térmico, o resultado é óbvio: o mau humor prevalece entre os trabalhadores. A interferência das altas temperaturas, sem uma ação efetiva de controle termorregulador, é responsável pela má qualidade da tarefa exercida e baixa produtividade.

Segundo a NR17 do Ministério do Trabalho (norma regulamentadora para Ergonomia), determina que a temperatura do ambiente de trabalho como: laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento, análise de projetos, tenham a temperatura entre 20 a 23 graus, com umidade inferior a 40%. As empresas que têm a ISO 9241 recomenda-se que a temperatura de 20 a 24 graus no verão e 23 a 26 graus no inverno, com umidade entre 40 a 80%.

Na gestão de conforto térmico, as empresas devem estabelecer um ponto de abrandamento médio que considere as percepções subjetivas individuais para que os trabalhadores sintam-se confortáveis termicamente. A partir daí, recomenda-se a instalação de um sistema de ventilação e climatização.Além da gestão ambiental, há dicas importantes ao trabalhador no verão, como ingestão de líquidos e alimentação leve.

Movimentos Repetitivos

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares, Relacionados ao Trabalho (DORT),Cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho notificadasnos últimos 10 anos no país são representados pelas LER/DORT, o que evidencia a gravidade e a abrangência do problema;

Trabalho automatizado, onde o trabalho não exerce controle sobre sua atividade, se obrigando a manter um ritmo acelerado afim de garantir produção.

Trabalho fragmentado, em que cada um exerce uma única tarefa de forma repetitiva.

Trabalho rigidamente hierarquizado, sob pressão permanente das chefias.

Jornadas prolongadas de trabalho.

Ausência de pausas durante a jornada de trabalho.

As lesões por esforço repetitivo onde os movimentos são repetidos em alta frequência e em posição ergonomicamente incorreta, resultando no surgimento do sistema osteomuscular.As lesões por esforço repetitivo (LER) são denominadas como específicas que afetaram a integridade anatômica do indivíduo, consequentemente da atividade laboral que exerce, sendo classificada como ergonomicamente incorreta, equiparando-se com a dor osteoarticular relacionadas ao trabalho (DORT).

Os cuidados preventivos incluem modificações no posto de trabalho, fazendo com que este seja adaptado ao colaborador, conforme análise ergonômica realizada previamente. O treino do gesto de trabalho e o ensino de técnicas podem facilitar a execução dos movimentos necessários para o trabalho. O incentivo à prática de atividades físicas, de manter hábitos de vida saudável, a oferta de ginástica laboral, quick massage e outras técnicas que possam auxiliar o trabalhador a entender a importância de momentos de descontração para que o rendimento não seja afetado por conta do cansaço e do estresse. O incentivo ao estilo de vida saudável, com boa qualidade de sono, manutenção da saúde e bons hábitos alimentares e de atividade física, fazem toda a diferença quando relacionados à saúde do indivíduo em sua integridade. Por isso a empresa deve ter abertura para entender que a preocupação não deve se restringir apenas aos números relacionados à produção, mas também deve abranger cuidados com a saúde de seus colaboradores, afim de que eles tenham boa saúde para executar suas atividades de forma confortável e prazerosa.

Fadiga visual

A fadiga visual consiste em um conjunto de sinais e sintomas de desconforto visual e ocular. Aparece mais rapidamente nos casos de trabalhos que requerem atenção visual intensa e prolongada.

Reflexos: as fontes luminosas ou as superfícies que circundam as telas de vídeo podem provocar reflexos indiretos e sobre as próprias telas. Estes reflexos formam imagens que se sobrepõem aos caracteres e resultam em uma sobrecarga visual e nervosa proveniente dos esforços de regulagem de acomodação na tentativa de focalização da informação apresentada.

Temperatura ambiente: as temperaturas elevadas, a baixa umidade e a alta velocidade do ar podem provocar desidratação da córnea com conseqüente irritabilidade ocular.

Equipamento: as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho documento muito diferentes entre si, sobrecarregam os órgãos responsáveis pela acomodação visual.

Conteúdo da tarefa e organização: o trabalho de digitação, com os deslocamentos freqüentes e rápidos da visão entre a tela, o teclado e o documento, é um exemplo típico da influência do TVD na causa de problemas, de acomodação e convergência da visão, diferentes daqueles encontrados habitualmente nas tarefas comuns que solicitam a visão de perto, mas de forma estática. No caso do trabalho contínuo, não ocorre o necessário relaxamento dos músculos oculares intrínsecos e extrínsecos.

Diagnóstico e correção de defeitos visuais: o diagnóstico de defeitos visuais pré-existentes, pelo médico do trabalho, e sua correção adequada, pelo oftalmologista, são fundamentais na prevenção da fadiga visual.

Escolha de material:deve-se evitar a escolha de terminais e teclados capazes de provocar reflexos indesejáveis. O contraste entre o caracter e o fundo da tela deve ser tal que a imagem produzida seja estável e uniforme.

Localização do posto de Trabalho: Para evitar a formação de reflexos sobre a tecla é aconselhável o afastamento do terminal das janelas, bem como, dispô-los de modo que a direção média do olhar seja paralela às mesmas. Nos locais com fontes luminosas intensas podem ser colocados biombos que reduzem parcialmente a incidência luminosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com