TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica De Gestao De Pessoas

Artigo: A Pratica De Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTAO DE RECURSOS HUMANOS 1º SEMESTRE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

GISLEIA ALVES DA SILVA

PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS

GOIANIA-GOIAS

2013

GISLEIA ALVES DA SILVA

PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho de GESTAO DE RECURSOS HUMANOS apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral

Orientador: Tutor de Sala.: Guilherme Zittlau

Goiânia - Goiás

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................05

TECNICAS DE SELEÇÀO................................................................................08

CONSIDERAÇOES FINAIS.............................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: .............................................................11

INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico e o advento da globalização fizeram com que as empresas mudassem a sua forma de lidar com os colaboradores. Se, antigamente, faltavam vagas para tanta oferta de mão de obra, hodiernamente, faltam pessoas qualificadas para preencher vagas que exijam maior complexidade.

Sendo assim, a empresa moderna passou a dar uma atenção diferenciada ao seu quadro funcional. Tendo em vista que diante de tantas novidades tecnológicas e alterações mercadológicas a presença de talentos na empresa pode significar a sua permanência ou solidificação no mercado.

Os colaboradores passa a serem vistos de outra forma. Deixando de ser apenas mais um instrumento na engrenagem produtiva, passando a serem vistos como o capital humano da organização.

DESENVOLVIMENTO

O termo Gestão de Pessoas, na administração de empresas, significa um conjunto de atitudes vitais para que o quadro funcional da empresa seja treinado, reunido, remunerado e avaliado.

No seu trabalho, cada administrador- seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar. A GP procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe. E com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos. ( CHIAVENATO, 2008, p.14)

Objetivos da Gestão de Pessoas:

Na era da informação, com o aumento tecnológico a necessidade de pessoas cada vez mais qualificadas, as organizações despertam para um novo tipo de cliente, o cliente interno. Não basta mais reter talentos é preciso cativá-los, motivá-los. Pois só uma empresa que cria e retém talentos terá sucesso diante destes novos paradigmas mercadológicos (CHIAVENATO, 2008).

Neste sentido os principais objetivos da gestão de pessoas, conforme ensina Chiavenato (2002, p.162), é:

Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades,

Para Marras (2005), a Gestão de pessoas visa fazer com que atinja seu objetivo, mas permitindo que os colaboradores também atinjam seus anseios. Sendo assim, podemos concluir que os objetivos dos colaboradores devem estar diretamente ligados as necessidades do o que ao grande objetivo da

Processos da Gestão de Pessoas : Segundo Chiavenato (2008), a Gestão de Pessoas pode ser divida em seis processos básicos: O processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e processo de monitorar pessoas e processo:

Neste sentido, o Chiavenato considera o processo de agregar pessoas, como o processo de recrutar pessoas , a seleção como podemos observar no quadro a cima. Já, aplicar significa analisar os cargos existes, avaliar as pessoas que estão exercendo os mesmos.

Recompensar é o ato de conhecer os funcionários, desenvolver suas potencialidades. Manter é proporcionar aos mesmo condições saúdaveis para a realização de suas tarefas , na empresa. Por fim, o processo de monitoras, que significa manter o controle sobre os demais processos, verificando a efetividade dos resultados Conforme, Faraco (2007, p.56):

Recrutamento e Seleção de Pessoal:

Hodiernamente, atrair talentos para a organização é o grande desafio para as empresas. À empresa não basta querer a pessoa como funcionária é preciso que ela vislumbre benefícios que trabalhar na empresa lhe proporcionará.

Para Santos (1973, apud França, 2010, p.34):

A seleção è um processo pelo qual são escolhidas pessoas adaptadas a determinada ocupação ou esquema operacional. Nem sempre significa escolher os candidatos que revelam aptidões ou capacidades nos seus índices mais elevados. É em principio, a escolha dos candidatos com maior afinidade das suas expectativas e potencialidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com