TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Pessoas

Casos: Gestao Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  1.965 Visualizações

Página 1 de 2

1 Case de Sucesso: Empresa Dow

Revista Exame

Data: 24/06/2013 10:00

http://exame.abril.com.br/gestao/album-de-fotos/por-dentro-da-sede-da-dow-em-sao-paulo

“O prédio e a estrutura interna expõem a nossa cultura”, diz sobre a unidade que foi construída no modeloopen space – sem salas nem paredes que dividem os departamentos. “Não consigo sequer imaginar voltar a uma estrutura tradicional”, diz Susannah – que trabalhou em outras unidades da empresa nos Estados Unidos, onde o espaço ainda é “tradicional e antigo”.

Segundo descrito no artigo, notamos que a Dow busca uma estrutura organizacional mais moderna aonde nao existem fisicamente (paredes) barreiras entre hierarquias, facilitando a integracao e comunicacao entre as areas.Considero, embora nao diretamente aparente como um fator motivacional pois as pessoas embora saibam da existencia de hierarquia nao se sentem reprimidas em se expressar, vide o ambiente que o favorece.

A formação de líderes é o principal viés da empresa, que tem nos programas de desenvolvimento seu foco fundamental para retenção dos talentos. “A nossa reputação só leva o candidato até a porta da empresa. Se ele vai ficar ou não é uma questão de retenção, que é a nossa principal concentração”, diz. Para isso, desde o processo seletivo, líderes são pinçados para servir de mentores aos novos candidatos.

Conforme estudamos, a sindrome de burnout (instala incertezas, insatisfacao e deformacao fisico-psicologica segundo seu modelo de gestao) detroe a realizacao de cada colaborador que se sente desmotivado por nao ter perspectivas dentro da empresa. Empresas que colaboram no crescimento, provem oportunidades de cargos de liderancas, geram sim motivacao e satisfacao aos colaboradores.

“Eles participam da definição do perfil de estagiário ou trainee que precisam e se comprometem ao ‘trabalho extra’ de desenvolver essas pessoas dentro de casa”, diz Susannah - que garante que a unidade brasileira é uma das referências em gestão de pessoas para a Dow em todo o mundo. Para garantir que esse suporte não fica apenas no discurso, os líderes são previamente nas competências necessárias para se tornar um verdadeiro mentor.

Desenvolver o corpo de lideres eh fundametal dentro da organizacao, a equipe acaba sendo o reflexo do lider.

Susannah acredita que é a seriedade com que conduzem as promessas e realizações que sustentam o turnover de 3% dentro da empresa. “É preciso se apaixonar pela empresa todos os dias. Precisamos sim de trabalho excelente na seleção, mas reter esses funcionários deve estar no centro das prioridades”, afirma.

Como discutimos muito em sala, o trabalho deve ser fonte de prazer e nao somente de receita. Passamos a maior parte do nosso tempo neste ambiente, se nao somos apaixonados pelo que fazemos, nao vale a pena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com