TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO PESSOA

Exames: GESTAO PESSOA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  1.786 Visualizações

Página 1 de 7

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Gestão do Conhecimento é o assunto do momento nas grandes empresas do Brasil e do mundo. Não se fala em outra coisa. É que os grandes empresários e executivos perceberam que a informação e o conhecimento são hoje as verdadeiras fontes do poder e de riqueza mundial. Ou seja, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir ideias e soluções criativas e inovadoras. Ser criativo é ter ideias novas e ser inovador é tornar úteis estas ideias novas.

Exemplo de empresa onde o conhecimento vale muito e as máquinas pouco representam: a Microsoft. A empresa de Bill Gates possui um ativo tangível (máquinas, equipamentos, prédios) de 37 bilhões de dólares e um ativo intangível (o conhecimento) de aproximadamente 300 bilhões de dólares.

Na prática, isso significa que o conhecimento que os funcionários da Microsoft têm multiplicam em quase 10 vezes o valor da empresa , ressalta Heitor Pereira, presidente da SBGC Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, uma Ong que desde maio de 2001 cumpre a missão de disseminar as práticas de Gestão do Conhecimento entre as organizações brasileiras, tanto no setor privado quanto público.(www.administradores.com.br)

Quando se fala em gestão do conhecimento, pressupõe-se que exista um conceito bem definido do que venha a ser exatamente conhecimento . Com relação ao conhecimento, pode-se afirmar que: Assinale a afirmação correta:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

É orientado para a ação e está em constante mutação.

Resposta Correta: b.

É orientado para a ação e está em constante mutação.

Feedback da resposta: O conhecimento pode ser visto como conjunto de informações reconhecidas e integradas pelas pessoas dentro de um esquema pré-existente. Isto significa que as informações são transformadas em conhecimento por meio da intervenção das pessoas, ou seja, através de sua ação. Conhecimento significa a compreensão de todas as dimensões da realidade, captando e expressando essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral. Deste modo é um processo dinâmico e em constante mutação.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O mundo contemporâneo se transforma rapidamente, através de um processo natural de evolução, e por essa razão, as organizações necessitam ser flexíveis e capazes de se antecipar, prevendo suas mudanças. Desta forma, elementos culturais são de suma importância para a percepção e sua consequente gestão, na medida em que sua compreensão auxilia a adequá-la neste contexto. O estudo da cultura permite a sincronia entre ambiente interno e externo.

Ter consciência da sua importância na gestão facilita a construção de um mecanismo capaz de controlar e manipular seu funcionamento, ajustando-se às alterações ambientais. O desempenho excelente de uma empresa depende diretamente do nível de conhecimento da cultura existente. Observar atentamente a relevância do ambiente cultural permite às instituições alertarem-se a respeito das transformações mundiais . (PAULA NORA)

No que concerne à cultura de uma organização do conhecimento é possível afirmar que. Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A cultura organizacional é uma interpretação individual da realidade.

Resposta Correta: d.

A cultura organizacional é uma interpretação individual da realidade.

Feedback da resposta: Na perspectiva da gestão do conhecimento, a cultura organizacional seria uma superestrutura que, incorporada ao coletivo humano da organização, possibilitaria a existência de posturas necessárias à geração, ao uso e ao compartilhamento do conhecimento. A cultura não é estática, mas um processo contínuo de estruturação. A abordagem mecanicista entende a cultura organizacional em seus elementos distintos: crenças, histórias, mitos, heróis, tabus, normas, rituais, enquanto que a abordagem holográfica vê a cultura organizacional como um reflexo da forma como a organização é interpretada pelos seus integrantes.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A Siemens está no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do País, com suas atividades agrupadas em três setores estratégicos Indústria, Energia e Saúde enquanto a Siemens IT Solutions and Services atua nos três campos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.170 colaboradores, seis centros de pesquisa, desenvolvimento e engenharia, treze unidades fabris e doze escritórios regionais de vendas e serviços.

A empresa é referenciada como um exemplo de boas práticas na área da gestão de conhecimento. Definida como uma Rede Global de Inovações, para a Siemens a Gestão do Conhecimento é fundamental para a inovação. Para se focar em produtos, serviços, e ideias novas, de acordo com a empresa, é necessário ter alta capacidade de: aprendizagem; de gestão do capital intelectual e de criar dinamicamente redes de pessoas criativas.

Como afirma o próprio presidente da Siemens, Enrich Von Pierer: "Nossa prioridade é gerenciar e colocar em rede o nosso conhecimento interno, de forma a nos tornar ainda mais eficientes e proporcionar maiores benefícios aos nossos clientes.[...] Como resultado, somos capazes de aprender mais rapidamente e podemos concentrar a nossa força inovadora no desenvolvimento de novos produtos e serviços." (Fonte: portal da SIEMENS)

Na gestão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e a sistematização de conceitos são, respectivamente, exemplos de: Assinale a alternativa correta

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Socialização e Combinação.

Resposta Correta: c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com