TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática em Gestão Comercial

Por:   •  15/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL[pic 1]

Plano de negócios: Case Margarina Nutry

Braço do Norte/SC

2023

FRANCIELI MICHELS WESSLING

American-Foods: Planejamento Comercial da Linha das Margarinas Nutry

Trabalho da disciplina Prática em Gestão Comercial, apresentado ao Centro Universitário FAEL - UniFael, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.

Orientador: Luiz Alberto Vivan

Braço do Norte/SC

2023


ETAPA 1 – COLETA E ANÁLISE DE DADOS DE MERCADO

1. INTRODUÇÃO

A anos, a margarina faz parte do café da manhã do brasileiro. Com este intuíto, a margarina Nutry vem desempenhando um papel importantíssimo na vida dos brasileiros. Seja pelo seu sabor, qualidade ou preço, a margarina Nutry está presente nos mais refinados paladares. O trabalho em questão, trará uma análise de mercado, bem como, trará um levantamento de dados do desempenho da marca Nutry, nos mercados da cidade de Braço do Norte/SC.

2. LEVANTAMENTO DE DADOS MERCADOLÓGICOS DA SUA CIDADE

2.1 Levantamento dos dados populacionais da sua cidade.

Localizada no sul do estado de Santa Catarina, aproximadamente 173,7 km da capital Florianópolis, a cidade de Braço do Norte possui uma população de aproximadamente 34.294 habitantes, conforme dados do IBGE em 2021.

2.2 Levantamento do perfil de renda familiar, individual, etc. de sua cidade.

O IBGE, não traz a informação de renda familiar para a cidade de Braço do Norte. Único dado registrado é a renda individual de 1,9 salários mínimos.

2.3 Levantamento dos dados de escolaridade de sua cidade.

Braço do Norte, possui 21 estabelecimentos de ensino, sendo eles 15 escolas de ensino fundamental e 6 escolas de ensino médio. Matrículas do ensino fundamental é de 4.338 e do ensino médio 1.259. Um dado importantíssimo, é a taxa de escolarização que entre 6 a 14 anos de idade, a rede pública concentra 98,9%.

2.4 Levantamento dos dados econômicos de sua cidade.

Braço do Norte, conforme dados do IBGE, possui uma renda per capital de R$ 42.636,52, à nível Brasil, Braço do Norte se encontra em 881° (1° à 5570°), já no estado, ocupa a 100° (1° à 295°). 78% das receitas, são oriundas de fontes externas.

3. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA LOCAL(2 a 3 páginas)

3.1 Descrição dos produtos comercializados pelos concorrentes locais.

Atualmente em Braço do Norte, existem algumas poucas indústrias que apresentam concorrência no produto manteiga. Já na margarina, não possuímos fábricas concorrêntes, porém, a marcas comecializadas nos mercados da cidade, tais como, Becel, Qualy, Vigor, Delícia, Doriana, Claybom, Cremosy e Delicata.

  • Hoje a marca que se destaca e possui um market share em 42,7% é a Doriana. Marca vem se destacando entre os consumidores, pois mantem sua qualidade, trás um preço atrativo aos seus consumidores e hoje é a queridinha da dona de casa.

Óleos vegetais líquidos e interesterificados (contém óleo de soja*), água, sal, leite em pó desnatado, emulsificantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos e lecitina de soja*, conservador sorbato de potássio, acidulante ácido cítrico, aromatizante, antioxidantes: BHT e EDTA cálcio dissódico e corantes: betacaroteno e natural de urucum e cúrcuma. (*geneticamente modificado a partir de Streptomyces viridochromogenes e/ou Agrobacterium tumefaciens e/ou Bacillus thuringiensis). NÃO CONTÉM GLÚTEN ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA. PODE CONTER LEITE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (200.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com