TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualificação da Mão-de-obra na Construção Civil

Por:   •  17/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

Qualificação da Mão-de-obra na Construção Civil

        Lília Almeida carneiro

Cristóvão Cordeiro

Resumo:

O setor da construção civil passa por uma grande reformulação nos processos construtivos e no método de execução e é de suma importância uma detalhada pesquisa, objetivando uma mudança um tanto quanto radical na especialização da mão de obra, onde se faz necessário mudar a cultura dos operários do ramo que, em sua maioria, são pessoas com baixo nível de instrução e capacitação.

Palavras chaves: Reformulação, especialização, operários, instrução, capacitação.

Abstract:

The construction sector undergoes a major reformulation in the construction processes and the method of execution and a detailed research is of extreme importance, aiming at a radical change in the specialization of the workforce, where it is necessary to change the culture of the workers of the most of which are people with low levels of education and training.

Keywords: Reformulation, specialization, workers, education, training.

A construção civil é um dos setores que auxilia no combate o de desemprego que assola o mercado trabalhista do país. Isso se deve, porque emprega pessoas com um baixo nível de Instrução e capacitação, fazendo uso principalmente das capacidades físicas dessa mão de obra, permitindo o acesso ao mercado de trabalho de profissionais completamente desqualificados de maneira muito rápida. Portanto, é um agente multiplicador nessa cadeia, podendo gerar mais do dobro de empregos para cada empregado que contrata. Porém, o que se percebe é uma imensa rotatividade desta mão-de-obra, sendo justamente a falta de instrução e qualificação, um dos principais motivos disto, fator também que deve ser levado em consideração, como uma das razões de acontecer um elevado nível de acidentes no trabalho nos canteiros de obras. (VILLAR. et.al., 2004).

Não é raro, em algumas regiões do Brasil, a construção civil optar pela contratação provisória e nômade. Isso se dá, devido a mão-de-obra da construção civil, durante muitos anos, ter sido considerada apenas como um dos fatores de produção, conforme Amaral (1999). Porém em meados da década de 80, Marcon (2006) apud AMARAL (1999) destaca o surgimento de um novo cenário brasileiro, onde é proposta uma organização do trabalho pautada em métodos de trabalho que defendem a participação do trabalhador e a flexibilização da produção pela introdução de novos equipamentos. A partir deste momento, o setor da construção civil, passa a adotar um discurso da necessidade de qualificação da mão-de-obra, para atingir os níveis de produtividade exigidos pelas novas leis do mercado internacional.

Na busca pela qualidade e produtividade, surge a real necessidade de uma reformulação nos processos construtivos e nos métodos de execução, tanto da contratação quanto no manejo dos profissionais, fazendo com que haja um pensamento geral da busca de qualificação especializada, fazendo com que tais profissionais sejam exigidos em seus processos construtivos junto com seus executores, tornando-os agora trabalhadores mais qualificados e cientes do verdadeiro papel que exercem e comprometidos dentro do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com