TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quinta Disciplina

Exames: Quinta Disciplina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional: uma experiência com o Modelo da Quinta Disciplina

Nas Organizações modernas, a aprendizagem se tornou uma das habilidades mais importantes para que elas se mantenham nos dias de hoje, e uma exigência para melhoria de sua estrutura e comportamento.

O modelo de Quinta Disciplina que se refere sobre o elemento humano, trata sobre a maneira de pensar e interagir das pessoas que sempre passam por mudanças e transformações. Mesmo com essa prática educacional, não se tem dado tanta importância em alguns aspectos.

Este estudo trata de analisar como as Organizações reagem a este modelo, levando em consideração aspectos fundamentais. Em resultado à este modelo tem como objetivo das ênfase ao pensamento sistêmico e analisar algumas variáveis, processos e dimensões-chave nas Organizações.

Para uma empresa ou Organização se manter competitiva e dentro do mercado é necessário saber administrá-la corretamente neste mundo globalizado. E tem-se analisado alguns modelos e formas para este crescimento. E foi após a crise do Petróleo e à partir da década de 70 que se iniciou a preocupação na economia.

Várias mudanças e avanços tecnológicos foram necessários nas Organizações para seu desenvolvimento, e formas mais rápidas para obter-se conhecimento como forma de se tornar mais competitivo. Mas com tantas mudanças e desenvolvimento, houve a preocupação com resultados e assim a pressão dos colaboradores, fazendo com que sobrecarregassem essas pessoas e uma mudança no clima e ambiente da Organização.

Esses problemas que acarretaram tantas mudanças fizeram com que as Organizações tivessem a capacidade de entendimento e assim tentar solucionar estes problemas com ações corretivas. Desta forma o conhecimento seria a base para reorientar as normas operacionais.

A importância de se aprimorar os mecanismos de aprendizagem aumenta a capacidade de sucesso.

As aprendizagens nas Organizações levam a dois itens:

1- Permite que as Organizações rastreiem, filtram, absorvam, processem, transformem e divulguem informações de uma maneira mais efetiva, permitindo uma mudança melhor e mais rápida.

2- Permite a Organização aprimorar sua capacidade analítica sobre quais são as informações e conhecimentos relevantes para o seu sucesso, bem como quando, onde, como e porque mudar ou permanecer.

A importância da aprendizagem em uma Organização pode ser o ponto de diferenciação para se manterem competitiva, e são várias as abordagens para se aprimorar este conhecimento.

O aprendizado pode ser uma habilidade para se corrigir possíveis falhas, e a abordagem para a “Quinta Disciplina” mostra que a capacidade de crescimento das pessoas geram resultados e envolvimento de se aprender também em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com