TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFORMA E CONTRARREFORMA

Por:   •  21/1/2019  •  Ensaio  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

NOME: ELEISE DOS SANTOS ROSA BARBOSA

REFORMA E CONTRARREFORMA

A Reforma iniciou-se no século XVI. A Igreja Católica, neste tempo, vinha desapontando a burguesia e deixando insatisfeito alguns reis, com  a preocupação material e a luxúria, desvio de dogmas por muitos sacerdotes, venda de indulgências, entre outros motivos.

Com o acesso a leitura, pensamento humanista e antropológico, racional e científico (Pensamento Renascentista), os trabalhadores urbanos juntamente com a burguesia, se opuseram contra a Igreja Católica. Entre eles está o Martin Lutero, um monge alemão,  que foi o primeiro a contestar e criou 95 teses contra a igreja. Ele teve o apoio dos camponeses, burgueses e nobreza da época.

CONTRARREFORMA

Foi um processo de perseguição aos protestantes. Com a perda dos fiéis e o aumento dos protestantes, a Igreja Católica reuniu em Trento para tentar reverter essa situação. Este evento ficou conhecido como Concílio de Trento e os principais planos traçados por eles foram: catequização dos habitantes das novas terras descobertas através dos jesuítas, reforma e uso da Inquisição.

COMENTÁRIO

A Reforma foi de extrema importância não só para os cristãos, mas para a sociedade. Com a expansão  do movimento protestante e a descoberta de novas terras, contribuíram para a colonização protestante, como por exemplo na América do Norte.

Com a diminuição do poder da Igreja Católica juntamente com os pensamentos do Renascimento, houve o fortalecimento da burguesia. Novas igrejas cristãs foram abertas.

Martinho Lutero e o Renascimento colaboraram para as profundas mudanças também na área da educação. Nesta época,  já se organizava a educação pública, gratuita para aqueles que não tinha condições de pagar. A Bíblia pode ser traduzida para outros idiomas, e conseqüentemente, mais pessoas passaram a ter acesso à leitura da Bíblia.

Com a Reforma podemos entender que foi um marco para os cristãos, porque podemos constatar que, através de Martinho Lutero, o protestantismo se expandiu, não só na Europa, mas em outros continentes. E junto com este avanço, veio o acesso à educação para todos os que não tinham condições, ou seja, os menos favorecidos já eram vistos como cidadãos que também careciam de educação e também do amor de Deus.

Graças a Deus a Palavra chegou a nós, nos ensinando que o amor de Deus, precisa ser levado a todos, nos mostrando que Deus tem compromisso com a igreja e que Ele nunca nos abandona.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (204.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com