TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE PESSOAS COMO FATOR MOTIVACIONAL PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.

Por:   •  13/9/2016  •  Artigo  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 14

GERENCIAMENTO DE PESSOAS COMO FATOR               MOTIVACIONAL PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.

Ednete Santos de Oliveira¹

João Marcos Neves de Oliveira²

Keliane dos Santos Sousa³

Maria Eliane Santos de Oliveira4

Maria Eliene Santos de Oliveira5

Mayara do Socorro Ferreira Almeida6

Rosimeire Corrêa Silva7

Orientador (a): Profª. Esp. Farley Taciane Monteiro Barata8

RESUMO

O interesse pelo tema motivação se deu a partir da observação do mercado de forma ampla, em que muitas empresas buscam a lucratividade e esquecem os colaboradores. E para alcançarem esse objetivo muitas destas estão apostando no fator motivacional como forma de gerir pessoas, acreditando que motivar pode agregar valor positivo no ambiente de trabalho e alavancando a produtividade, por consequência também trazendo um equilíbrio intrínseco e extrínseco do pessoal. É vantajoso para a empresa fazer mudanças nas metodologias de gestão, contando com a participação ativa de todos os colaboradores, transformando-os em corresponsáveis pela realização de objetivos e metas determinadas.

Palavras chaves: Gestão de Pessoas, Motivação, Produtividade.  

ABSTRAT
Interest in the subject was given motivation from observing the broadly market, where many companies seek profitability and forget the employees . And to achieve this goal many of these are betting on the motivational factor as a way to manage people , believing that motivate can add positive value in the workplace and leveraging productivity therefore also bringing an intrinsic and extrinsic balance of staff. It is advantageous for the company to make changes in management methods , with the active participation of all employees , turning them into co-responsible for carrying out certain objectives and goals.

Key words : People Management , Motivation, Productivity .

1. INTRODUÇÃO 

No gerenciamento de pessoas, a motivação é um fator relevante dentro de todo tipo de organização, sendo necessário que o gestor precisa ter conhecimento das necessidades básicas dos seus colaboradores para compreender melhor o comportamento, para isso pode ser utilizado alguns fatores motivacionais para que possa melhorar a qualidade de vida da empresa.

Conforme Drucker (1998, P. 115)

“Hoje todas as organizações dizem: as pessoas são nosso maior ativo, entretanto poucos praticam aquilo que pregam. Porém, as organizações precisam atrair pessoas, retê-las, reconhecê-las e recompensá-las, motivá-las, servi-las e satisfazê-la”.

Levando em consideração a citação acima em que o autor se mostra uma realidade comum na maioria das empresas do país, pois, muitas dependem do nível de conhecimento de seu gestor que quase sempre são despreparados, onde nem sempre praticam o que falam.

Contudo, sabemos que para motivar um funcionário, o gestor deve usar várias maneiras para atrair seu colaborador, afim de que o mesmo tenha motivação para produzir seu trabalho com entusiasmo, vontade, segurança e tranquilidade. E assim, a empresa ganha com seus funcionários que produzem mais e melhor gerando lucro para a instituição.  O gestor deve procurar estratégias para motivar, trazer o pessoal afim de que possam vivenciar todos os momentos dentro da empresa.

Para que uma organização possa manter-se no mercado com bons lucros e com o pessoal motivado é interessante utilizar algumas ferramentas que estimulem a motivação, por exemplo: lideres preparados; reconhecimento; satisfação pessoal; flexibilidade; a compensação financeira; clima organizacional; desafios; feedback. O comportamento das pessoas em relação ao trabalho executado são diferentes, enquanto alguns se sentem satisfeitos, outros não aparentam sentir entusiasmo no que fazem. A motivação pode estar oculta em cada pessoa que é contratada, podendo até contribuir para o avanço e sucesso da organização e manter-se sempre com a expectativa, até que alguém o deixe desmotivado.

E sem demonstrar interesse ou motivo, nada nem ninguém se mobiliza para mudar o quadro de marasmo que se criou no meio dos funcionários, é de fato que toda organização deve conhecer, ser competente e criar argumentos e atitudes que possam satisfazer as pessoas colocando-as em ação, pois cada pessoa motivada e bem treinada, se relacionando bem no seu ambiente de trabalho, irá produzir gerando benefícios para empresa.

1. 1 OBJETIVOS

1. 1. 1 Geral

Apresentar a importância da motivação para o aumento da produtividade e analisar a empresa de laticínios Flamboyant que começou a implantar métodos para motivar os funcionários.

  1. 1. 2 Específicos
  1. Mostrar uma base teórica afim de dar suporte para aceitação da motivação nas organizações.
  2. Identificar resultados obtidos a partir da introdução de métodos motivacionais dentro da empresa de laticínios Flamboyant.

1. 2 METODOLOGIA

        Este artigo vem analisar como uma organização pode motivar seus colaboradores.

        Métodos usados:

        Foi utilizado um questionário sobre alguns funcionários e uma entrevista com o gestor, ambos com perguntas em caráter qualitativo.

        As informações foram adquiridas a partir de um primeiro contato com a secretaria do gerente da empresa, que pediu uma cópia dos questionários para que esses fossem analisados pelo mesmo. Este marcou uma entrevista e nos cedeu a amostra necessária (alguns funcionários) para que pudéssemos analisar a população (todos os funcionários).

        A dificuldade encontrada foi ter o primeiro contado com o gerente, fazer com que aceitasse as perguntas e tempo para nos atender.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2. 1. Motivação X Produtividade

        Segundo Robbins (2003), motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual. A motivação geral está relacionada com esforço com direção em alguma meta.

        O que pôde ser observado em meio a pesquisa é que motivação estimulada dentro da organização tende a refletir positivamente no desempenho do colaborador de forma essencial para seu crescimento profissional e pessoal. Então partindo dessa ideia e embasado no estudo cientifico motivar é muito mais que cargos e salários elevados, motivar é valorizar, estimular, desafiar, agregar valor, implantar ferramentas e criar subsídios para que esse colaborador produza mais e melhor. Motivar é querer o desenvolvimento intelectual, psíquico e social para que todos estejam sincronizados buscando sempre a excelência e a meta estipulada pela organização. Motivar é desenvolver o ser humano com técnicas, conhecimentos dando-lhes oportunidades, oferecendo suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com