TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE E A CIDADANIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ensaios: A RESPONSABILIDADE E A CIDADANIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Na sociedade contemporânea, as ações de Responsabilidade Social e Cidadania (RSC) correspondem a uma série de iniciativas e práticas corporativas que procuram diminuir desigualdades e ajudar no aprimoramento da cidadania, envolvendo empregados, clientes, fornecedores e comunidade em objetivos sociais.

Para o Serpro, a RSC é uma forma de gestão imprescindível para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. Dessa forma, a Empresa entende que suas metas devem contribuir para a redução das desigualdades sociais, tendo em vista a preservação de recursos, ambientais e culturais, para gerações futuras e o respeito à diversidade do país.

Na sociedade contemporânea, as ações de Responsabilidade Social e Cidadania (RSC) correspondem a uma série de iniciativas e práticas corporativas que procuram diminuir desigualdades e ajudar no aprimoramento da cidadania, envolvendo empregados, clientes, fornecedores e comunidade em objetivos sociais.

O P I N I Ã O

Manoel Quaresma Xavier*

A convivência no ambiente de trabalho requer práticas do exercício de cidadania quanto aos deveres e direitos daqueles que ocupam o mesmo espaço na busca de objetivos coletivos. Essas práticas geralmente não são perceptíveis sobre os aspectos de co-responsabilidade social, principalmente pelo fato de que a maioria entende que a ?coisa? pública não tem dono e esse paradigma converge para gerar desperdício de tempo, materiais, recursos humano e financeiro, entre outros, cujas conseqüências são revertidas em prejuízo dos próprios cidadãos que financiam tais recursos por meio dos tributos.

As experiências vivenciadas durante o desenvolvimento do projeto Educação Fiscal e Cidadania (tais como: o descrédito de alguns poderes constituídos; a ocorrência de malversação dos recursos públicos tanto pelos gestores públicos como pelos próprios contribuintes; o desvio de finalidade na aplicação dos recursos públicos; a necessidade na formação de cidadãos para combater, questionar e reprimir o mau uso dos recursos públicos, bem como a necessidade do exercício da cidadania quanto aos deveres e direitos) conduziu-nos a estender essas experiências à comunidade universitária em nível interno e externo.

A convivência

no ambiente de trabalho requer práticas do exercício de cidadania quanto aos deveres e direitos daqueles que ocupam o mesmo espaço

na busca de objetivos coletivos

Diante deste contexto, foi aprovado um projeto de extensão denominado Cidadania com Responsabilidade Social, que tem como objetivo geral ?possibilitar a compreensão e sensibilização da necessidade de contribuir ativamente na organização e preservação de ambiente saudável, melhorando as condições de vida daqueles que compartilham os espaços públicos?.

O principal foco deste projeto é a comunidade universitária interna e externa à UEM, iniciando pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), cuja coordenação está sob a responsabilidade do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), com participação inicial direta de docentes do Departamento de Administração (DAD) e do Departamento de Estatística (DES),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com