TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"A Reorganização Da Escola Na Perspectiva Da Educação Inclusiva".

Dissertações: "A Reorganização Da Escola Na Perspectiva Da Educação Inclusiva".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  2.448 Visualizações

Página 1 de 5

Entrevista:

Nome da Escola: E E PROFESSOR WOLNY DE CARVALHO RAMOS

1) Quantos alunos com necessidades educacionais especiais frequentam a escola que você coordena?

Resp: Três alunos

2) Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão distribuídos nas diferentes classes e séries?

Resp: Deficiência Intelectual - 3º Ano do ensino médio

Deficiência Intelectual e física – 2ºAno do ensino médio

Deficiência física e na fala – 9ºAno do ensino fundamental

3) A escola a partir da inserção do(s) aluno(s) com necessidades educacionais especiais nas classes comuns,realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular,às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula,aos recursos didáticos utilizados, aos recursos e instrumentos de avaliação,à organização do espaço,entre outros aspectos? Se sim, descreva detalhadamente quais as mudanças que tem sido implementada para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Resp: Apenas o aluno do 9º ano, que precisa de um espaço maior na sala de aula, por causa da cadeira de rodas. O material didático é o mesmo para todos os alunos.

4) Você enquanto coordenador(a) da escola,realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica acerca da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Se sim, como foram esses cursos e/ou formação? Informe, adicionalmente, se eles foram propostos pela rede pública ou se procurou por iniciativa própria.

Resp: Não foi oferecidos cursos pela rede pública apenas algumas palestras discutindo sobre o assunto. Procurei por iniciativa própria cursos e pesquisas na internet.

5) A rede municipal ou estadual na qual você atua como coordenador (a) conta com um setor responsável pela educação especial? Se sim, esse setor tem promovido o apoio á inclusão, garantindo recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, tal como prevê lesgilação? Explique e dê exemplos.

Resp: O Diretor da escola é o responsável por todos os setores, material, financeiro e de recursos humanos. Ele é o responsável por todas as mudanças necessárias na escola.

6) A escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados tendo em vista as necessidades educacionais apresentadas pelos alunos, tal como prevê a legislação, especialmente o Artigo 8 da Resolução CNE/CEB N2/2001 (Brasil,2001)? Explique e dê exemplos.

Resp: Não, todos os alunos da escola utilizam o mesmo material didático.

7) Como os alunos com necessidades educacionais especiais têm sido avaliados?

Resp: A avaliação é a mesma para todos os alunos, são observados a participação nas aulas,atividades e avaliações bimestrais.

8) Os sistemas de ensino, nos termos da Lei 10.098/2000 e da Lei 10.172/2001, devem assegurar a acessibilidade aos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais mediante eliminação de barreiras arquitetônicas urbanísticas, bem como barreiras nas comunicações, na edificação e nos transportes escolares, incluindo instalações, equipamentos e mobiliário provendo, assim, as escolas dos recursos humanos e materiais necessários (BRASIL, 2001). A escola, sob sua coordenação, está garantindo acessibilidade aos alunos com necessidades educacionais especiais? Explique e dê exemplos.

Resp: Sim foram adaptados os banheiros, rampas de acesso para cadeirantes e equipamento mobiliários.

9) Os professores das classes comuns da escola que você coordena receberam alguma formação específica para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais? Se sim, que tipo de formação? Tal formação foi promovida pela rede ou foi o próprio professor que a buscou por iniciativa própria?

Resp: Não foi fornecido nenhum tipo de formação específica para o professor. O professor busca aprimorar o conhecimento de como trabalhar com os alunos com necessidades educacionais especiais por iniciativa própria, através de cursos, palestras e pesquisas na internet.

10) Visando à organização da educação inclusiva, em sua opinião, o que precisa ser melhorado na sua escola?

Resp: È preciso uma maior preparação para os professores receber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com