TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CAMPO EM ESCOLA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  23/11/2016  •  Abstract  •  10.383 Palavras (42 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 42

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

PESQUISA DE CAMPO EM ESCOLA

SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Andreia Maria Gomes                                     RA: C23BJE-5

Sara Gomes De Andrade                            RA: C1336I-7

Sonia Barbosa Santos                               RA: C123DC-4

Thiago Matheus Ribeiro                             RA: C24811-8

Campinas

2016

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Andreia Maria Gomes                                     RA: C23BJE-5

Sara Gomes De Andrade                            RA: C1336I-7

Sonia Barbosa Santos                               RA: C123DC-4

Thiago Matheus Ribeiro                             RA: C24811-8

 

PESQUISA DE CAMPO EM ESCOLA

SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho apresentado à disciplina “Psicologia: Escolar” do 6º semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientação:  Prof.ª Drª Deolinda Rita Geralde

Campinas

2016

SUMÁRIO

1 Lista sobre - Inclusão da Pessoa com Deficiência        

(Estatuto da Pessoa com Deficiência);        

1.2 Assunto-Educação Inclusiva:        

2 INTRODUÇÃO        

2.1 Educação Inclusiva: O Desafio das Diferenças Nas Escolas        

3.EDUCAÇÃO ESPECIAL        

3.1 Conceitos de educação especial e inclusão        

3.2. Quem são os alunos com necessidades educacionais especiais        

4. MÉTODOS        

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

RESUMO

Este trabalho relata de forma geral e auxilia na melhor compreensão do que é a realidade da inclusão escolar, questões de desenvolvimento e aprendizagem, a socialização dessas crianças na escola, o comprometimento que tanto as famílias, amigos, educadores e profissionais da educação deverão ter para um melhor desenvolvimento dessas crianças com necessidades especiais, nos seus aspectos físico, cognitivo e quanto: emocional as dificuldades de adaptação dos professores quanto a inclusão e integração dos mesmos, as relações entre a teoria e a pratica, mostrando a maneira positiva como essas crianças desenvolvem suas capacidades de socialização nas escolas comuns.

Palavras Chaves: Inclusão, pessoas com necessidades educativas especiais.

4. INTRODUÇÃO

O tema estudado neste trabalho de pesquisa é sobre inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais, as diferenças apresentadas entre a teoria e a pratica, a diversidade, pontos positivos e negativos perante essa realidade que nos cerca de tal maneira a refletir sobre sua trajetória, dificuldades e desafios. Entendendo a complexidade do tema, trataremos primeiramente de conceituar o termo inclusão e relatar o contexto em que ele se enquadra nos dias de hoje. Amparados pela legislação vigente, temos como fim último, o de averiguar se tal inclusão é devidamente realizada, quais são os sucessos e fracassos desse modelo, os benefícios da escolarização inclusiva para os indivíduos, e por fim, como o estado se porta como assegurador desses mesmos direitos.

Tendo em vista os dados do IBGE de 2010, estima-se que pelo menos 23% de todos os brasileiros se dizem portadores de alguma deficiência (45 milhões de pessoas), o censo inclui queixas que vão desde problemas para enxergar, até dificuldades que comprometem seriamente funções cognitivas e motrizes. Outro dado alarmante é o aumento do número de diagnósticos de autismo. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo CDC (Centro de controle de doenças e prevenção) estima que no país a proporção é de que a cada 110 crianças, 1 possui algum grau no espectro de autismo.  Tais dados trazem à tona a importância de se ter uma política de assistência afim de tratar desses indivíduos que possuem necessidades tão específicas, que como no caso acima demanda uma complexa rede de profissionais afim de proporcionar vida digna e com qualidade tanto para o sujeito quanto para as famílias.

Por este e outros motivos está em voga diversas discussões a respeito das políticas de direitos para pessoas com deficiências físicas, é sabido que através da promulgação e criação de diversos dispositivos legais, tais pessoas possuem todos os direitos, inclusive de diagnóstico precoce e todo amparo necessário para superação das dificuldades, igual acesso aos meios de educação e cultura e participação igualitária na sociedade. Com foco nas instituições de ensino, temos como meta investigar como a inclusão se dá na prática, uma vez que nenhuma escola, público ou privada pode negar matrícula a nenhuma criança, e é obrigada a dar iguais condições de aprendizagem. Através de visita à instituição levantaremos dados pertinentes, inclusive com comparativo das atividades exercidas em escolas com ensino especializado, afim de melhor compreender os paradigmas do ensino inclusivo.

No primeiro capítulo relatamos o conceito e o significado de inclusão e a importância da educação especial, caracterização dos alunos portadores de necessidades especiais, recursos educacionais mais adequados.

No segundo capitulo falamos sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais em escola normal com pontos positivos e recursos que a escola precisa adequar, a preparação dos profissionais de educação.

No terceiro capitulo apresento a Legislação educacional e a inclusão, a Declaração de Salamanca, as diferenças da teoria e da pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.6 Kb)   pdf (379.1 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com