TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha de Trabalho

Por:   •  21/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Geovane Avilla de Souza

COMPONENTE: Atividade Presencial - RESENHA (Atividade Complementar I)

PROFESSOR: Franciso Vijalva

ATIVIDADE Nº: 01

POLO: EAD

LOCAL E DATA: Rio de Janeiro, 30 de março de 2023

Atividade avaliativa 1

Tópicos

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional.
  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.
  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.
  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.
  • Cases de sistemas da qualidade.
  • Metodologias e histórico da qualidade.

Resenha

Os vídeos aulas nos mostram que o profissional Técnico da Qualidade tem grandes oportunidades no mercado de trabalho, e onde foi que surgiram os métodos e ferramentas aplicadas durante toda a história e como podemos usá-las nas organizações.

Os vídeos aulas explicam que no mercado de trabalho o técnico de qualidade ele pode atuar em diferentes áreas, como no setor metalúrgico e automotivos, alimentício, saúde, bancos e hotelarias, saneamento, comercio em geral, onde podemos tirar a conclusão que independente do ramo as empresas necessitam de um profissional da Qualidade atuando dentro da organização, dando oportunidades de crescimento dentro da empresa que trabalham.

Podemos ver no vídeo que a atuação com as atividades inerentes a qualidade envolve: Controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. Na indústria por exemplo o profissional da qualidade pode realizar a inspeção dos produtos em uma linha de produção assim como podem em uma empresa de prestação de serviços atuar na gestão da qualidade por meio de auditorias e da analise críticas de indicadores junto com a diretoria, porém a atuação com a qualidade requer um olhar para excelência, um olhar profissional que pode fazer a diferença para dar destaque a empresa no mercado por esse motivo a formação técnica em qualidade é essencial pois desenvolve os profissionais para uma atuação de excelência.

No vídeo podemos dizer que os profissionais podem ocupar diversos cargos referentes a qualidade: Auditor de Qualidade, Inspetor de Qualidade e Assistente de Qualidade e Processos.

Podemos ver também alguns casos que mostram no vídeo de pessoas que já iniciaram ou até mesmo já concluíram o curso Técnico da Qualidade em diversos contextos e atividades, como por exemplo:

Renato – Trabalha em uma metalúrgica na área de projetos mecânicos e é formado em mecânica, ele começou o curso técnico na área de qualidade porque acha interessante e tem familiaridade com ferramentas de medição. Ele foi convidado por seus superiores a trabalhar em grupos de melhoria onde ele busca resolver os problemas do dia a dia da organização com uso de ferramentas e técnicas apropriada, onde já teve uma experiência acompanhando as auditorias internas que são necessárias para a manutenção do sistema de gestão da qualidade, onde ele verifica se os requisitos da norma estavam sendo atendidos ao longo da atividade dos setores.

Marcia – Trabalhou bastante tem uma linha de produção de sapatos iniciou o curso técnico em qualidade e já durante a formação realizou alguns treinamentos na área de inspeção de processo. Hoje ela é inspetora de uma fábrica de vestuário onde as atividades diárias dela está ligadas a manutenção da qualidade dos processos do produto onde ela analisa as não conformidades encontradas e realiza treinamentos para novos e antigos funcionários, ela participa de reuniões com a gerência de outras áreas e implementa programas de melhoria.

Defini – ela trabalha em uma empresa de tintas, formada em técnica de química onde ela trabalhava na linha de produção de tintas e vernizes, o curso técnico possibilitou a ela uma oportunidade no setor de laboratório de inspeção de produtos, onde ela analisa no laboratório os produtos de acordo com sua composição química, se algum deles não estiver de acordo com as especificações, ela elabora um relatório para o setor de engenharia. Ela também é responsável pela elaboração e revisão de procedimento de processos de produtos assim como pelos procedimentos de inspeção utilizados pelas unidades. Ela se sente responsável pela qualidade dos produtos da empresa onde trabalha.

Pedro – Trabalha em uma empresa de prestação de serviços na área de contabilidade, ele realiza todos os controles contábeis das suas operações, ele é o multiplicador da qualidade em uma das filiais, ele diz que o curso foi muito importante pois ele auxiliou juntamente com outras equipes a implementação de práticas de gestão para melhoria dos processos da organização. Um dos conceitos que ele aprendeu durante o curso foi os CCQS e conseguiu implementar na prática onde os resultados foram muitos satisfatórios, essa ferramenta foi de grande ajuda para as filiais.

Obs. Podemos tirar do vídeo que as atividades em si são bastantes semelhantes, porém cada setor tem suas características de acordo com seu ramo de atuação.

Podemos citar também algumas atividades que fazem parte do dia a dia da qualidade: Participar de auditorias internas e/ou externas; Atualizar indicadores; Elaborar gráficos; Realizar treinamentos e capacitação internas sobre rotinas e processos.

Como apresentado no vídeo a Qualidade ela ajuda as empresas a melhorar a satisfação com o cliente, oferecendo meios para a melhoria contínua, passando credibilidade à organização e a seus clientes, mostrando que a organização é capaz de oferecer produtos que atendam às suas exigências.

No vídeo sobre Sistemas de Qualidade podemos chegar à conclusão de que a organização que busca o crescimento do seu negócio será necessária encontrar meios para garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços no qual isso não é uma tarefa fácil de ser cumpridas pelas empresas. Podemos citas algumas cases listadas no vídeo:

A primeira empresa é uma fábrica de moveis: No vídeo mostra o Roberto que é o Representante da Móveis Cabral, a empresa onde trabalha tem cerca de 80 funcionários que trabalham fabricando móveis residenciais e comerciais, onde eles também atuam com o ramo Hoteleiro. Eles encontraram na norma ISO 9001 um referencial normativo que conseguiram aplicar no sistema deles de Gestão de Qualidade. Roberto diz que com essa certificação em aproximadamente 2 anos os ganhos já foram percebidos logo após a implementação. Onde eles conseguiram eliminar bastante os problemas de relação com os requisitos do cliente ao controle aos documentos que eram autorizados para a fabricação dos móveis e a capacitação de pessoal. Com todas as mudanças a empresa conseguiu conquistar novos clientes, melhorando a lucratividade e a diminuição dos desperdiço de matéria prima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (215.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com