TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revitalização urbana, espaço público

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5]

PROJETO:

REVITALIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO DA AVENIDA “A” COM RUA 10


[pic 6]

Curso: Processos Gerenciais

Justificativa

O projeto consiste em uma proposta de revitalização urbana para o espaço publico, localizada no município de Pacatuba, bairro Jereissati. Bairro rico em espaços públicos, apesar de estarem, em sua maioria, ociosos. Sendo assim, o objetivo central é proporcionar uma nova função para o local, de forma a atender aos moradores do bairro. Visto que a maioria dos espaços públicos da cidade está negligenciada pelos gestores. Ao percorrer algumas deles é possível perceber que as condições atuais não são as mais adequadas, a iluminação muitas vezes é precária, as condições de acessibilidade são falhas e muitas vezes sendo utilizado para acúmulo de lixo.

Palavras-Chave: Revitalização urbana, espaço público.

OBJETIVO GERAL

Explorar o potencial de utilização do local e apropriar as instalações existentes da área em frente à Rua Curitiba conforme sua vocação de uso definida pela comunidade ao longo do tempo.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Nessa perspectiva, objetiva-se ainda, de maneira mais específica:

1. Caracterizar as condições atuais do espaço publico;

2. Inserir espaços/atividades com base na dinâmica e necessidade dos usuários;

3. Contribuir para a reflexão dos espaços públicos.·.


Descrição parte a parte

PARTE 1:

Refere-se ao conjunto de necessidades básicas do projeto para o bom funcionamento e faz parte da fase de execução da infraestrutura do local.

A realização desta parte busca o apoio de parceiros interessados em manter um relacionamento eterno com o espaço, como as Secretárias da Prefeitura do Município de Pacatuba e Institutos com responsabilidade Sócia Ambiental.

1 - Troca do piso degradado da área com configuração circular, acessos e calçamento em frente a avenida A com rua 10  por pavimento drenante com bloco Inter travado de concreto conforme NBR 9780/9781.

2 - Instalação na área externa de bebedouros para pessoas e bebedouros para cães de passeio, próximos ao portão de entrada da Rua Curitiba e próximos ao centro da área verde. Locais próximos das instalações hidráulicas existentes.

3 - Construção de conjunto de banheiros de uso público com painéis pré-moldados de isopor e telhado ecológico, sem o comprometimento do solo com o uso de fundação. Sistema hidráulico com reaproveitamento da água dos lavatórios para descarga das bacias sanitárias e estação compacta para sistema de tratamento biológico do esgoto do local para reaproveitamento de caráter não potável.

4 - Tratamento paisagístico para recuperação da vegetação existente, com proposta de plantio de árvores frutíferas e floríferas.

5 - Instalações da estrutura do cercado, de colunas de paletes chumbadas no piso onde não permita passagem de criança para assim evitar qualquer tipo de risco

6 - Construções de campo de areia promovendo a prática de esportes


PARTE 2:

Refere-se ao conjunto de instalações próprias do lazer para melhorar o convívio e faz parte da fase das instalações sem necessidade da execução de infraestrutura.

Esta parte destina-se a cooperação dos parceiros empreendedores da iniciativa privada, pela possibilidade de promover com recursos menores a adoção de uma instalação completa, pela facilidade de manutenção específica e pela identificação direta e apreciação da comunidade.

1 – Brinquedos multifuncionais e com acessibilidade com temáticos de madeira em eucalipto de reflorestamento, para crianças na primeira infância, que remetem a uma das modalidades do clube de modelismo ao mesmo tempo em que promove a educação ambiental pela solução criativa do modelo com utilização de materiais ecológicos.

2 - Os bancos e outras peças orgânicas talhados nos troncos de árvores mortas são para a idealização desta revitalização para promover a transformação, que frente a

situações deterioradas, de descaso ou simples reflexos do ciclo da natureza, pode transformar um cenário de destruição em uma obra de arte de inspiração. Esta instalação pretende ser parte de um tratado muito mais amplo sobre o tema da educação ambiental que pode ser desenvolvido em escala mundial.

3 - Estacionamento de bicicletas em área gramada, sombreada pelas árvores executado com sequência de curvas fixas de bambu, explorando a plasticidade, estética e mais um potencial deste material ecologicamente correto, sem comprometimento do solo com os mesmos princípios do pavilhão de bambu.

4 - Adequação do acabamento das alvenarias de divisa da área verde com o muro como espaço para o grafite, através do incentivo com programação de concursos anuais para divulgar, valorizar e dar oportunidade aos grafiteiros. Por conta da toxidade do material a comunidade e o grafiteiro deverão desenvolver e praticar uma iniciativa de combate a emissão do CO2 durante o ano da exposição do grafite criando ao mesmo tempo um panorama de efetiva conscientização do meio ambiente com arte.


Declaração de Escopo

Data: 30/06/2018

Nome do Projeto:

REVITALIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO DA AVENIDA “A” COM RUA 10

Objetivo estratégico

Promover a revitalização urbana de um espaço público.

Cliente:

Moradores do entorno do espaço revitalizado

Gerentes do projeto:

Naiara Ferreira Lima;

 Ana Paula Vieira e

Talia Rodrigues de Brito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (792 Kb)   docx (445 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com