TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial

Por:   •  11/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

JACKELINE BATISTA SOARES DA SILVA

JANETE MARIA OLIVEIRA NUNES

LIURIELI ABREU CARIPUNA

LIVIA GOMES DAMASCENO

LYND ANDERSON DA SILVA BRITO

VANESSA ZOILA DA SILVA LOBATO

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

JACKELINE BATISTA SOARES DA SILVA

JANETE MARIA OLIVEIRA NUNES

LIURIELI ABREU CARIPUNA

LIVIA GOMES DAMASCENO

LYND ANDERSON DA SILVA BRITO

VANESSA ZOILA DA SILVA LOBATO

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

[pic 1]


sumário[pic 2]

1      INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA        

2      PROBLEMÁTICA        

3      CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO        

4      OBJETIVOS        

4.1   OBJETIVO GERAL        

4.2   OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

5      METODOLOGIA        

6      CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        

7      CRONOGRAMA ORCAMENTÁRIO        

          REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

A Revolução Industrial foi o marco inicial para o agravamento dos acidentes de trabalho, pois com o surgimento das máquinas os empregados eram submetidos a condições de trabalho inadequadas, trabalhando 12 horas por dia sem orientação sobre os riscos de acidentes existentes, onde as máquinas não tinham quaisquer proteções.

O incremento da produção em serie deixou à mostra a fragilidade do homem na competição desleal com a máquina. Ao lado dos lucros crescentes e da expansão capitalista aumentavam paradoxalmente a miséria, o número de doentes e mutilados, de órfãos e viúvas, nos ambientes de trabalho.

        Saúde e segurança do trabalho é um estudo que consiste em melhorar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, em prol de minimizar os riscos em que estes estão expostos no seu dia a dia em suas atividades exercidas. Falar sobre este assunto nos remete que existem muitos riscos e dificuldades para os trabalhadores em suas maratonas cotidianas, pois em diversos locais de trabalhos, há ambientes em condições favoráveis a acidentes eminentes, e também proporcionais ao cargo exercido. Com isso é necessário existir esta preocupação com quem está correndo esses riscos de acidentes no trabalho.

        Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de riscos possíveis de provocar acidentes de trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.

2 PROBLEMÁTICA

A problematização da pesquisa paira basicamente na discussão das medidas e ferramentas preventivas, necessária para saúde e segurança dos trabalhadores numa organização. Equiparadas com as NR’s (Normas Regulamentadoras) e as NBR’s (Normas Brasileiras Regulamentadoras). Sabe-se hoje, que Saúde e Segurança são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial para o sucesso de qualquer organização, e o que justifica é o estabelecimento da Saúde e Segurança no Trabalho nas ações de todos os colaboradores em todos os níveis hierárquicos da organização.

3 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

        O projeto será realizado em grupo com utilização de ferramentas e coleta de dados bibliográficos para o desenvolvimento do tema a ser abordado.

A instituição onde realizou-se a pesquisa bibliográfica foi a biblioteca Renilde Mendes Éleres, da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA, localizada na Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro Nazaré.

A pesquisa de campo, será realizada na empresa Agropalma S/A, que produz azeite de dendê e está localizada na Rod. PA 150, zona rural de Tailândia, no Estado do Pará.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo é verificar na Empresa Agropalma S/A a utilização dos métodos e ferramentas de proteção individual e coletiva utilizados pelos trabalhadores percebendo se estão de acordo com NR’s e NBR’s que regulamentam a Saúde e Segurança do Trabalho.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contextualizar historicamente a Segurança do Trabalho no Brasil;
  • Apresentar os principais conceitos sobre Segurança do Trabalho;
  • Mostrar a importância das empresas investirem na segurança de seus empregados;
  • Refletir sobre as condições de Segurança do Trabalho na Empresa Agropalma S/A.

5 METODOLOGIA

A pesquisa será norteada pela utilização do método dedutivo partindo de uma análise de forma geral para uma mais detalhada. O estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas, que tem por finalidade aprofundar os conhecimentos a respeito de saúde e segurança no trabalho.

Segundo Almeida (2007, p.72) “é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”. Portanto a pesquisa bibliográfica caracteriza-se por fundamentar e fornecer conhecimento sobre o assunto.

Partindo para um aprofudamento específico a ser realizado através da pesquisa de campo na Empresa Agropalma S/A.

6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

O projeto de pesquisa foi construído e executado no período de abril a dezembro de 2015. Conforme descrição a seguir:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com