TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Robótica Industrial

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.064 Palavras (21 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA

“Dr. THOMAZ NOVELINO”

A ROBÓTICA E SEUS PARÂMETROS

Aline Arlete Carreira

  LORRANE MARIA DA SILVA

 PÂMELA GOMES DA SILVA

FRANCA-SP

2016

A ROBÓTICA E SEUS PARÂMETROS

[pic 1]

CURSO: GESTÂO DA PRODUÇÂO INDUTRIAL

DISPCIPLINA: AUTOMAÇÂO INDUSTRIAL

Relatório de Pesquisa de Projeto Integrador apresentado à Faculdade de Tecnologia de Franca - “Dr. Thomaz Novelino”, como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

           

             ORIENTADOR: Profa. Dra.Carlos Eduardo F. Roland

               

FRANCA/SP

2016

RESUMO

        O projeto de pesquisa tem como objetivo tratar sobre a evolução, transformação e crescimento do setor de automaçâo industrial. Estudos mostram que este mercado se amplifica cada vez mais em vários lugares. Realizou-se uma pesquisa sobre todo este gigantesco mundo . A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos do projeto foi pesquisa da literatura por meio da internet, livros, artigos, etc.

Palavras-chave: robôs, robótica, robótica industrial.

[pic 2]

ABSTRACT

The research project aims at treating about evolution, transformation and growth of the industrial automation sector. Studies show that this market is increasingly amplified in several places. We conducted a survey of all this gigantic world. The methodology used to achieve the goals of the project was research literature through the internet, books, articles, etc.

Keywords: robots, robotics, industrial robotics.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO …………………………………………………………. 6[pic 3]

1 ROBÔ …………………………………………………………………… 7[pic 4]

1.1Origem dos robôs ……………………………………………………… 7

1.2 Classificaçâo dos Robôs ………………………………………………. 8

1.3 Gerações dos Robôs ………………………………………………….. 8

2. ROBÓTICA …………………………………………………………….. 9

2.1 Robótica Industrial …………………………………………………….. 9

2.2 Componentes de Controle ………… …………………………………… 9

2.2.1 Sensores …………………………...……………………………………. 9

2.2.1 Atuadores ………………………………………………………….. 10

2.2.2 Unidade de Controle ……………………………………………….. 11

2.7 Capacidade dos robôs na indústria ………………………………………….. 12

2.8 A era das fabricas inteligentes ……………………………………………….. 13

2.9 Tecnologia nas empresas …………………………………………………….. 14

3. AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E ROBÓTICA …………………………… 15

3.1 Processos da Indústria  ………………………………………………. 16

CONCLUSÃO…………………………………………………………. 18

REFERÊNCIAS ……………………………………………………… 19

INTRODUÇÃO[pic 5]

Este trabalho tem como objetivo mostrar a evolução do setor de robótica industrial, suas origens e aplicações no mercado, desde o início, até os dias atuais. O projeto tratará sobre o desenvolvimento estrutural, tecnológico, materiais utilizados, inovações, mercado e exportação. Visa apresentar de maneira sucinta o desenvolvimento da robótica e os conceitos envolvidos com automação de processos produtivos industriais. Nota-se que atualmente este ramo está se expandindo em razão da alta tecnologia de inteligência artificial e ressaltando entretanto que há alguns ramos da robótica que geram impacto social positivo. O projeto foi realizado através de pesquisas feitas pela internet e livros.

JUSTIFICATIVA

        A ideia de abordar este assunto tem razão a expansão desta área e toda sua força no Brasil e no mundo, com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. Devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferece, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem atual.

 Este projeto é importante não só pelo conhecimento, mas sim, pelas possibilidades de investimento e estudo deste grande setor.

OBJETIVO

        O objetivo deste trabalho é mostrar a transformação e expansão do setor de robotica industrial no Brasil  e no mundo.

1 ROBÔ[pic 6]

1.1 Origem dos robôs

 

Existe uma relação de forma abrangente envolvendo a história da robotica e a indústria, começando no cenario de 1922 onde Karel Capek introduziu a palavra “rabota” (serviço compulsório, atividade forçada). Diversos filmes de ficção cientifica mostraram robôs produzidos com o comportamento e a forma humana, levando muitos jovens a pesquisar e desenvolver robôs para o mundo real. Com o surgimento dos computadores na metade do século, iniciaram-se especulações em termos da capacidade de um robô pensar e agir como um ser humano. No entanto, os robôs foram, neste período, criados especialmente para executarem tarefas difíceis, perigosas e impossíveis para um ser humano. Por outro lado, eles não eram projetados com a capacidade de criar ou executar processos que não lhes foram ensinados ou programados. Sendo assim, foram as indústrias que mais se beneficiaram com o desenvolvimento da robótica, aumentando a produção e eliminando tarefas perigosas, antes executadas por seres humanos. Em 1946 George Devol desenvolveu um tratamento magnetico, onde Eckert e Mauchley a partir disso construiu o computador ENIAC que possibilitou mais tarde em 1954 George desenvolver o primeiro robô programável. Em 1962 GM instala o primeiro robô indutrial Unimation. Já em 1968 construido o robô inteligente Shakey. Em 1972 IBM desenvolveu um robô de coordenadas retângulares para uso interno e possivelmente vendas. O modelo T3 da Cincinnati Milacron tornou-se popular no ambiente industrial isso em 1973. Sendo que em 1978 o primeiro robô PUMA foi enviado para GM, que em 1982 tanto a GM e a Fanuc assinaram um acordo para construção de robôs GMFanuc. Westinghouse comprou Unimation, que posteriormente foi vendido para Staubli da Suíça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (466.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com