TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA NA ÁREA RURAL

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - E-TEC

TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

JORGE BOAS

SEGURANÇA NA ÁREA RURAL

ATIVIDADE – RELATÓRIO USO DE DEFENSIVO AGRÍCOLA

SÃO LUÍS
2018


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - E-TEC

TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

JORGE BOÁS

SEGURANÇA NA ÁREA RURAL

Atividade Pratica do curso de Segurança do Trabalho da Universidade Estadual do Maranhão, com objetivo de obtenção da nota para a disciplina de Segurança na Área Rural.

SÃO LUÍS
2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

RELATORIO DA ATIVIDADE PRÁTICA.....................................................................2 

OBJETIVO         3

DEFENIÇÕES SOBRE AGROTÓXICOS.......................................................................4

CLASSIFICAÇÃO DE AGROTÓXICOS........................................................................5

LEGISLAÇÃO APLICADA E NORMAS AO USO DE AGROTÓXICOS.....................6

TIPO DE AGROTÓXICO USADO NA ATIVIDADE.....................................................7

FOTOS DA MANIPULAÇÃO DO PRODUTO (AGROTÓXICO).................................8

 PROCEDIMENTOS DE SEG.  ATIVIDADE COM PULVERIZAÇÃO........................9

CONCLUSÃO.................................................................................................................10

REFERÊNCIAS..............................................................................................................11


INTRODUÇÃO

TRABALHADOR NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Nos últimos anos tem havido grande preocupação quanto à aplicação correta dos agrotóxicos, com pleno domínio de técnicas envolvidas, tanto no aspecto da máquina de aplicação como nos aspectos de segurança alimentar e do operador. Observa-se uma constante evolução na qualidade destes produtos, com formulações modernas que visam ao controle específico de um problema fitossanitário e que, também, possibilitam maior segurança ambiental e alimentar. Entretanto, no caso dos pulverizadores, não se tem observado a mesma evolução das técnicas de aplicação e, na maioria das vezes, os agricultores não têm recebido treinamento adequado para a utilização de novas técnicas disponíveis. A aplicação de agrotóxicos requer equipamentos que propiciem segurança ao trabalhador, menor impacto ambiental, eficiência na distribuição do produto e menor esforço do operador. É interessante que o agricultor opte pela aplicação mecanizada. Porém, apesar de a maioria dos agricultores uti lizarem a aplicação de agrotóxicos com máquinas, existe ainda essa aplicação com os pulverizadores costais manuais e, dependendo do tipo de plantação e o tempo de aplicação, a exposição ao produto pode ser grande, exigindo do operador um esforço manual intenso e um maior cuidado com sua segurança. Os pulverizadores costais manuais existem em formato e capacidade diferentes, podendo ser de plástico ou metal. São assim chamados por fazerem pressão em um líquido, dentro de uma câmara, por meio do bombeamento ou ação de uma alavanca externa ao pulverizador.

A aplicação, nessa modalidade, exige que o operador bombeie constantemente uma alavanca, apoiada com a mão esquerda, elevando a pressão interna da bomba para provocar a expulsão da calda por meio da lança de aplicação, segurada por sua mão direita, direcionada ao local a ser atingido. Por tratar-se de uma atividade que implica exposição a riscos e realização de esforços repetitivos por parte do operador, deve ser executada observando-se alguns cuidados.

 


RELATORIO DA ATIVIDADE PRÁTICA (SEGURANÇA NA ÁREA RURAL)

A atividade pratica foi realiza no dia 09 de Junho de 2018, nas dependências da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Onde esteve presente o Professor de Engenharia agrônoma, Kernenson o mesmo explanou sobre a identificação dos  riscos, e uso correto de defensivos agrícolas (agrotóxicos).

A finalidade da pratica teve a importância de dar conhecimento aos alunos do Curso Tecnico de Segurança do Trabalho, sobre os possíveis riscos à saúde e segurança de trabalhadores que fazem uso de defensivos agrícolas.

OBJETIVO DA ATIVIDADE PRATICA (SEGURANÇA NA ÁREA RURAL)

O presente trabalho, teve como objetivo identificar, os riscos e perigos, as áreas de armazenamentos, o transporte e uso de equipamento de proteção individual e coletiva, que trabalhadores do setor do ambiente rural, estão expostos ao uso de agrotóxicos.

Todo relatório foi registrado com imagens, para evidenciar o uso correto de defensivos agrícolas, e identificar os possíveis riscos que trabalhadores no ambiente de trabalho rural estão expostos em sua área de execução de serviço.

DEFENIÇÕES SOBRE AGROTÓXICOS

São produtos de processos físicos, químicos e biológicos destinados aos setores de produção agrícola, florestas, pastagens, em ambientes urbanos, para fins de extermínio das pragas existentes dentro do meio ambiente. São empregados também como desfolhantes, estimuladores e inibidores.

CLASSIFICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Os agrotóxicos são classificados de acordo com sua finalidade:

  • Inseticidas: usados para controlar os insetos e pragas das plantações.
  • Herbicidas: utilizados para matar as plantas que são consideradas danosas para plantações.
  • Bactericidas: usadas para controlar as bactérias que podem afetar as plantações.

 Os agrotóxicos são agrupados em classes, de acordo com a classe toxicológica:

CLASSIFICAÇÃO TOXICOLÓGICA DOS AGROTÓXICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com