TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SISTEMA INFORMÁTICO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Por:   •  12/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.802 Palavras (16 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

SETEMBRO / 2019

SISTEMA INFORMÁTICO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

UNIP EAD – HORTOLÂNDIA/SP

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

SETEMBRO / 2019

SISTEMA INFORMÁTICO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

NOME: CLAUDIO ROBERTO ZANARDO RA: 1904090

CURSO: SUP TEC EM REDES DE COMPUTADORES

SEMESTRE: 2º

UNIP EAD – HORTOLÂNDIA/SP

2019

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar e projetar para uma Biblioteca Comunitária o quanto seria necessário melhorias em tecnologia com um Sistema Informático. Têm como principal preocupação, propiciar o acesso e a democratização da informação bem como viabilizar um processo educativo no que se refere à formação de leitores e de usuários que incorporem a preocupação com a preservação dos acervos enquanto bem público. Ou seja, a biblioteca funciona como uma espécie de ferramenta na ação do desenvolvimento das comunidades, e ajuda diretamente na formação de novos leitores. Este trabalho também irá apontar os principais desafios que as bibliotecas enfrentam hoje, voltadas para o livro e para leitura. A biblioteca tem papel primordial no que se refere à democratização do acesso à informação, na medida em que recebe, sem distinção, qualquer pessoa independente de sua classe social, sexo, orientação sexual ou religião. além de guardar livros, a biblioteca tem hoje papel fundamental na sociedade, na medida em que se torna um local de interação, debates e manifestações culturais e artísticas, extrapolando seu papel de democratização da cultura letrada.

Palavras-chave: Biblioteca. Comunidades. Informação.

ABSTRACT

This paper aims to analyze and design for a Community Library how much technology improvements would be needed with a Computer System. Their main concern is to provide access and democratization of information, as well as to enable an educational process regarding the formation of readers and users that incorporate the concern with the preservation of collections as a public good. That is, the library acts as a kind of tool in the action of community development, and directly helps in the formation of new readers. This paper will also point out the main challenges facing libraries today, both book and reading. The library plays a major role in democratizing access to information, as it welcomes, without distinction, anyone regardless of social class, gender, sexual orientation or religion. In addition to keeping books, the library has a fundamental role in society today, as it becomes a place of interaction, debates and cultural and artistic manifestations, extrapolating its role of democratization of literate culture.

Keywords: Library. Communities. Information.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO: .......................................................................................................5
  2. SISTEMA INFORMÁTICO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA: ...................6
  1. METODOLOGIA CIENTÍFICA NA CATALOGAÇÃO DE LIVROS: ...........................6
  2. PRINCÍPIOS DE ÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA: ..................................................................................................8
  3. BANCO DE DADOS INFORMÁTICO PARA UM SISTEMA DE CONTROLE DE BIBLIOTECA: ...................................................................................................10
  4. SISTEMA DE CONTROLE DE BIBLIOTECA: ......................................................12
  1. CONCLUSÃO: ......................................................................................................15
  2. REFERÊNCIA: ......................................................................................................16


  1. INTRODUÇÃO[pic 1]

Hoje e já faz algum tempo atrás, as bibliotecas deixaram de ser apenas um local para guardar, organizar e catalogar livros que pouquíssimas pessoas tem acesso. A biblioteca tornou-se um local para desenvolvimento social e pessoal, e em cada fase da vida é experimentado pelo menos um tipo de leitura, como histórias para colorir ou textos curtos que atraem a atenção das crianças e até mesmo os mais letrados, cada vez mais o interesse em procurar novas histórias estimula a literatura elevando assim o raciocínio lógico.

São nas bibliotecas comunitárias que analisando o papel do bibliotecário como agente transformador da sociedade que o envolve, pensando na gestão e melhoria de espaços para incentivar o acesso à educação através de ações “simples” como mediar a leitura de um livro infantil para crianças, ou até mesmo adultos com dificuldades em compreender e interpretar textos que por sua vez, também funcionam como escola, cujo o ensino é ministrado pelos mediadores de leitura, diante desta perspectiva, o presente projeto tem como principal objetivo propiciar o acesso da informação por meio de um sistema informático implantado para registro de usuários e catalogação de livros que foram doados pela população para uso nessa biblioteca, tornando, organizado e disponível o cadastro dos usuários e registros dos livros de tal forma mais eficientes.

  1. SISTEMA INFORMÁTICO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA[pic 2]
  1. METODOLOGIA CIENTÍFICA NA CATALOGAÇÃO DE LIVROS;

O computador é sem dúvida, o dispositivo que passou a estar em todos os lugares e a ser usado por todas as pessoas, independente da idade, condição social, raça ou preferência. No projeto será realizado uma pesquisa em campo de usuários, para conhecer suas motivações, preferências e expectativas, na aquisição de um sistema informático para catalogação de livros, cadastro de usuários e melhorias na organização da biblioteca comunitária.

A pesquisa quantitativa caracteriza-se, tanto na fase de coleta de dados quanto no seu tratamento, pela utilização de técnicas estatísticas. Em estudos de usuários, ela teve um papel preponderante durante as décadas de 1960 a 1980. O seu uso intensivo teve por objetivo garantir uma maior precisão na análise e interpretação dos resultados, tentando, assim, aumentar a margem de confiabilidade quanto às inferências dos resultados encontrados. A pesquisa qualitativa focaliza a sua atenção nas causas das reações dos usuários da informação e na resolução do problema informacional, ela tende a aplicar um enfoque mais holístico do que o método quantitativo. Além disso, ela dá mais atenção aos aspectos subjetivos da experiência e do comportamento humano (BAPTISTA E CUNHA, 2007, p. 170, 173).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (233.8 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com