TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO

Curso: Comércio Exterior

Professor: JUREMA PACHECO MARQUES

Nome do estudante: Claudiomir Longino Cardoso

Data: 23/05/2021

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Nos seus estudos você aprendeu que deverá efetuar a  classificação tarifária (NCM) de um produto a ser importado, dentro da Tarifa Externa Comum – TEC, para descobrir o tratamento administrativo a ser dado à ele, bem como, o tratamento tributário, ou seja os impostos incidentes devidos  na importação. A classificação tarifária de mercadoria pode ser realizada em um site do governo disponibilizado para os importadores e exportadores. Uma NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) completa possui 8 dígitos para estar completa e deve ser observada a seguinte estrutura:

[pic 4]

1. Com base nesta explicação, acesse o site: www.investexportbrasil.gov.br , clique em  Exportar > Aprenda a exportar > Classificação de Mercadorias > NCM > Mais informações sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul e efetue a classificação tarifária do seguinte produto: Portas de madeira. Inicie a pesquisa pela palavra, já que você não sabe o código/capítulo. Escreva a(s) palavra(s) que você quer encontrar e clique em pesquisar. Vá clicando até nos sinais de  e + até encontrar a NCM completa (8 dígitos), ou então até encontrar o capítulo/posição e então recomece a pesquisa pelo capítulo/posição do produto escolhido.

  1. Informe a NCM encontrada.  (vale 2,0 pontos)

R: 44182000

1.2. Descreva todos os textos explicativos encontrados no capítulo, posição, sub-posição, item e sub-item (sempre que hover).  (vale 2,0 pontos)

 44 Madeira, carvão vegetal e obras de madeira

 4418 Obras de marcenaria e peças de carpintaria para construções, incluindo os painéis celulares, os painéis montados para revestimento de pisos (pavimentos) e as fasquias para telhados (shingles e shakes), de madeira.

44182000 Portas e respectivos caixilhos, alizares e soleiras

2. Dando continuidade à pesquisa sobre o produto: Portas de Madeira, acessar o link: http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/ (Simulador do Tratamento Tributário e Administrativo na Importação).  Preencher os dados solicitados: NCM do produto, Valor Aduaneiro: US$ 8.000,00, Moeda: US$, para que se possa visualizar os 4 impostos incidentes na importação (IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, IPI, PIS E COFINS) e o tratamento administrativo dispensado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (315.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com