TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistemas de Imformação

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA BPM

1) O que é processo de negócio?

É a sequência específica das atividades de trabalho, com começo e fim, com entrada e saída, que identifica uma estruturação (DAVENPORT, 1994)

Um conjunto de atividades realizadas numa sequência ordenada com o objetivo de produzir um bem ou um serviço de valor para um grupo específico de clientes (HAMMER e CHAMPY, 1994).

É um conjunto de recursos (homens, equipamentos, materiais, métodos, informações e ambientes) estruturados ao longo de etapas bem definidas. Esses recursos desempenham tarefas específicas e contribuem para a produção de bens e serviços (PALADINI, 1995).

processos de negócio diz respeito a um conjunto de tarefas necessárias para entregar valor.

Representa a operação do negócio para atender seus objetivos estratégicos. Serve-se de pessoas, procedimentos e informações para desenvolver as atividades. A cada atividade, existe uma transformação, pois, a cada passo do processo, é agregado valor para entregar um produto final ao solicitante.

2) Para as organizações, valor significa:

Rapidez: prazo de entrega;

Qualidade: diminuição de desperdícios, defeitos e retrabalho;

Custo: trabalho com recursos necessários para evitar altos custos na execução das tarefas;

Quantidade/Volume: entrega do número de produto ou de serviço esperado pelo cliente.

3) Quais são as características dos processos?

  1. Interfuncionalidade: Embora existam alguns processos que são realizados inteiramente numa unidade funcional, a maioria deles atravessa as fronteiras funcionais.
  2. Sempre tem um cliente: o propósito é entregar um resultado a um cliente ou ao usuário final.
  3. Adota um conceito de hierarquia de processos e um detalhamento em níveis sucessivos. Assim, eles podem estar subdivididos em subprocessos ou agrupados em macroprocessos. Por exemplo: no macroprocesso de produção de produtos, podemos ter os subprocessos de “compras de matérias primas”, “processo de fabricação de produto”, “processo de distribuição de produto” e “processo de comercialização do produto”.

4) Por que os processos são importantes?

  • O gerenciamento dos processos garante rapidez e eficiência nas áreas-chave da empresa. As empresas japonesas são um exemplo, pois desenvolveram as áreas de produtos, logística, vendas e comercialização.
  • Os processos são importantes para analisar adequadamente os processos administrativos e gerenciais. Os processos de recrutamento de pessoal, compras, alocação de recursos e avaliação de resultados são exemplos disso.
  • Os processos ajudam a padronizar as tarefas.
  • Auxiliam na organização e na identificação das competências necessárias.
  • Com os processos, é possível visualizar a organização em função do valor entre para o cliente. Portanto, implica definir responsabilidades pelo andamento do processo, minimizar as transferências, maximizar o agrupamento de atividades e diminuir o gasto de energia.
  • Surge o conceito de “dono do processo” que se encarrega do andamento, do funcionamento e do aperfeiçoamento do processo.

[pic 1]

4) Análise estratégica:

Na análise estratégica, identificam-se as questões estratégicas que afetaram os diversos processos de negócio. O processo que for afetado com mais questões estratégicas será determinado como crítico. Portanto, será um dos primeiros a ser levantado, analisado e redesenhado. Após a escolha, os processos de negócios que serão redesenhados são encapsulados em sistemas de informação. Esse processo de análise é feito por meio da BPM – Business Processes Management, uma metodologia amplamente utilizada e que auxilia desde o entendimento organizacional até a modelagem do processo em sistemas de informação.

5) O que é BPM?

A Business Process Management (BPM) consiste em uma metodologia de gestão para gerenciamento de processos que pode ser auxiliada por ferramentas tecnológicas. Por meio dela, são utilizadas técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos que envolvem recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

A BPM ajuda as empresas a identificarem a importância estratégica de seus processos e a tirarem vantagens competitivas disso. Serve também para proporcionar ao gestor uma maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria para o serviço prestado ao cliente por meio de indicadores de resultados.

O BPM controla processos por meio de uma série de índices de avaliação de processos. Um exemplo é a avaliação do tempo de execução do processo, das melhorias de desempenho e do acompanhamento do processo corrente. Esses índices devem ser voltados às necessidades referentes aos processos da empresa especificamente.

A BPM pode gerar melhorias em termos de rapidez em que o processo é realizado, de eficácia, de qualidade e de custo. Vale salientar que essa metodologia passa por três etapas:

1) mapeamento dos processos;
2) desenho dos processos; 
3) modelagem dos processos de negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (313.9 Kb)   docx (193.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com