TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Contemporania E A Camada De Ozonio

Artigos Científicos: A Sociedade Contemporania E A Camada De Ozonio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Sociedade contemporânia e a poluição na camada de ozônio.

= Poluição Atmosférica: A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas solidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias ( siderúrgicas, petroquímica de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de varias doenças, em especial do aparelho respiratório.

Nos grandes centros urbanos, tornam-se frequentes os dias em que a poluição do ar atinge níveis críticos, seja pela ausência de ventos seja pelas inversões térmicas, que são períodos nos quais cessam as correntes ascendentes do ar, importantes para a limpeza dos poluentes acumulados nas camadas próximas á superfície.

A maioria dos países capitalistas desenvolvidos já possui uma rigorosa legislação antipoluição que obriga certas fabricas a terem equipamentos especiais ( filtros,tratamento de resíduos, etc.)

Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado um crescimento de teor de gás carbônico na atmosfera, que teria sofrido um aumento de 14% entre 1830 e 1930. Hoje em dia esse aumento é de aproximadamente 0,3% ao ano.

Os desmatamentos contribuem bastante para isso,pois a queima das florestas produz grande quantidade de gás carbônico. Como o gás carbônico tem a propriedade de absorver calor pelo chamado “ efeito estufa”, um aumento da proporção desse gás na atmosfera pode ocasionar um aquecimento da superfície terrestre. Efeito estufa: Ação que certos gases exercem sobre a radiações do calor da terra, interceptando-as e transmitindo-as de volta a superfície.

Baseado nesse fato, alguns cientistas estabelecem a seguinte hipótese: Com a elevação da temperatura média na superfície terrestre, que no inicio do século xxl será 2°c mais alta do que hoje, o gelo existente nas zonas polares ( calotas polares) irá se derreter.

Consequentemente , o nível do mar subira cerca de 60 cm, inundando a maioria das cidades litorâneas de todo mundo. Alguns pesquisadores pensam inclusive que esse processo já começou a ocorrer a partir do final da década de 80. Os verões da Europa e até da américa têm sido a cada ano mais quente e algumas medições constaram um aumento, pequeno de centímetros do nível médio do mar em algumas áreas litorâneas.

Outra importante consequência da poluição atmosferica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozônio, que se localiza na atmosfera- camada situada entre 20 e 80 km de altitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com