TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e a Gestão de Pessoas

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE tecnologia em Gestão de recursos humanos

Acássia Rodrigues Mota

A Sociedade e a Gestão de Pessoas

[pic 3]

Montes Claros

2013

Acássia Rodrigues Mota

A Sociedade e a Gestão de Pessoas

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia organizacional e gestão de pessoas.

Comunicação, clima e cultura organizacional.

Metodologia científica.

.

Profºs.

Ulysses Januzzi

Ana Céli Pavão

Mônica Maria Silva

Elizete Alice Zampronio de Oliveira

Gislene Fregonese

Montes Claros

2013


ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

1 INTRODUÇÃO

                 Ao estudar o caso restaurante Fellini, entenderemos como as decisões tomadas na gestão do Restaurante Fellini interferem diretamente no resultado satisfatório encontradas nas áreas organizacionais da empresa, com isso investindo na qualidade do atendimento, o que resulta na fidelização dos seus clientes internos e externos. Vamos observar também que a criatividade é muito importante em qualquer empresa, pois torna-se um diferencial na concorrência.

                 Este estudo é de suma importância no curso de gestão de processos gerenciais, pois nos permite, observar e analisar as áreas organizacionais dentro de uma empresa, e nos mostra a importância do setor de recursos humanos, área esta que encontra-se em constante crescimento nos dias atuais.

                   

                 


2 DESENVOLVIMENTO

                      Este presente estudo é bem interessante, pois trata-se de um caso de sucesso que é o Restaurante Fellini. Um restaurante que de início parece surreal. Um restaurante localizado no Neblon um bairro nobre do Rio de Janeiro que possui alguns diferenciais como: Um ambiente agradável e acolhedor, uma atmosfera de tranquilidade e harmonia, um cardápio variável e o que é bem perceptível é a valorização dos clientes internos e externos. Isso não é só uma missão da empresa como uma realidade aplicada no dia a dia do restaurante Fellini. Na área de restaurantes a quilo o Fellini nos é apresentado como um sucesso, chegando a atender 800 pessoas por dia. A trajetória de sucesso do empresário Nelson Laskowsky pode ser observada desde quando iniciou seus  estudos de administração, passando por fatores estressantes como uma pizzaria no sistema fast-food na zona norte do Rio de Janeiro, onde não obteve sucesso e a abertura do Fellini em 1993 que de início não chegou a deslanchar. Mas com o decorrer do tempo foi mudando seu rumo passando do desconhecido ao sucesso após várias mudanças de postura e mentalidade de seu fundador que buscou reaprender. Um aspecto importante a ser dito é o fato de que o Sr. Nelson ama o que faz por isso se dedica integralmente a este empreendimento e faz com que seus colaboradores também se apaixonem pelo mesmo objetivo.

                  Dentre os diferenciais que garantem o sucesso e a preferência da clientela estão: O atendimento ímpar, serviços de qualidade e diferenciados, eficiência e comprometimento da equipe e a gestão participativa uma das maiores descobertas do Sr. Nelson, onde cada funcionário é parte integrante, pois tem a oportunidade não só de opinar como de ser o causador de mudanças significativas dentro da empresa, que refletem em mais sucesso. No Fellini o colaborador não é valorizado somente pelo agradecimento verbal mas também pelo reconhecimento financeiro. Esta valorização pode ser observada através de inúmeros benefícios invejáveis que vai muito além de simplesmente ouvi-lo e deixa-lo participar ativamente do dia a dia do restaurante como: Premiações em dinheiro, empréstimos subsidiados, vale-casamento, plano de saúde, remédios,  vale-fraldas, desenvolvimento de uma segunda área de aptidão do colaborador, premiações de viagens nacionais e internacionais e o mais importante é que todos os colaboradores desfrutam de uma alimentação balanceada, com o acompanhamento de uma nutricionista, tudo oferecido pelo restaurante, deixando a equipe em um clima que induz ao crescimento pessoal e profissional, fazendo com que todos se sintam vencedores.

                  A força maior do restaurante Fellini, torna-se também seu maior desafio, que é a gestão direta de pessoas, que em serviços é a sua coluna dorsal, estando relacionados diretamente ao serviço oferecido impactando na percepção do cliente. Nelson é um pesquisador em marketing, por isso sabe que todos os seus colaboradores executam função de marketing. O Sr. Nelson não só cuida do seu marketing externo como tem a visão de acompanhar no cotidiano o marketing interno também. Ele sabe que a qualidade em seus serviços são mostrados diretamente aos seus clientes através de seus colaboradores como: Confiança, responsabilidade, segurança e empatia. Para que sempre haja esta qualidade na empresa existe um cuidado por parte do gestor no momento de se contratar um profissional, pois é necessário que haja transparência por parte de candidato e empresa, que só fará a contratação após constatar que a pessoal tem o perfil da empresa. Várias organizações cometem um grande erro que é a falta de zelo no momento da contratação. Muitos não analisam o quanto é grande o investimento de se treinar um novo funcionário e como a rotatividade dos mesmos dentro de uma empresa pode depor contra a própria. Um detalhe importante também é que se um colaborador é treinado, acompanhado e será advertido sempre que cometer uma falha. Essa é uma medida de educa-lo, ensina-lo a não mais fazer. Quando o demissão é necessária é fundamentada e devidamente explicada , com isso ela ocorre de forma consciente e sem surpresas. Um requisito necessário para o sucesso de uma empresa é bem presente no Fellini que é a preocupação com o cliente externo, onde é utilizada a política de boa vizinhança pelos seus gestores que se preocupam em estar presentes o tempo todo e manter uma proximidade com a clientela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com