TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese do Documentário: “O Estado”

Por:   •  15/8/2022  •  Artigo  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

A FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA (FACAPE)

Ana Gabriela Teixeira Rocha – 1º período (manhã)

Síntese do documentário: “O Estado”

PETROLINA-PE

2022

O documentário “O Estado”, da serie Ecce Homo, transmitido pela TV Escola, terá como tema principal as mudanças na forma de organização de poder e como isso resulta na população das sociedades durante o decorrer do tempo.

Começando a partir da mudança das cidades estados em impérios. Em Atenas o poder pertencia a governantes que acreditavam ser deuses na terra, os mesmos cobravam impostos e eram responsáveis pela segurança das instituições públicas, dos cidadãos e pela conquista de novos territórios por meio de guerras com outras potencias. A democracia, então, surge em meio a essas guerras, com isso o poder agora era possuído por quem tinha o apoio popular.

Em Roma, esse poder, fica nas mãos de grandes famílias nobres que exilaram reis e fundam uma república. Republica essa que durou certa de 500 anos e só teve fim devido ao inicio de disputas entre políticos, fazendo com que um imperador, com o intuito de chegar a um consenso, reunifique os poderes políticos sob sua autoridade.

Já a monarquia se inicia tendo como força principal a igreja, única instituição romana que sobreviveu a Idade Média, a mesma possuiu papel decisivo da determinação de novas normas de poder, juntamente com um rei que centraliza seus recursos e dá início ao nascimento da monarquia absolutista. Com isso, nasce também a ideia de igualdade entre os homens, que futuramente veio a ser a ideia central da Revolução Francesa, que buscou um novo estado governado pelo povo.

Logo, a humanidade começou a rumar em direção a democracia, com a participação de toda a população em decisões. Mesmo assim ainda era possível notar um abismo entre os ricos e pobres, o que levou ao descontentamento e a procura de algo que os deixassem em uma posição igualitária. Assim, o comunismo surge e se apresenta como o instrumento certo para conseguirem isso.

Chegamos então ao Totalitarismo, a ditadura de um só partido, que dirigem a população a possuírem o mesmo pensamento e tendo o objetivo coletivo acima do bem estar individual, eliminando qualquer elemento indesejável. O comunismo tem como marco final a queda do muro de Berlim.

Nos tempos atuais grande parte do mundo vive em uma democracia, mas nem todos os governos possuem a garantia de segurança de seus cidadãos, gerando nos mesmos a descrença de suas representações no governo, provocando conflitos e levando a buscar ajuda na comunidade.

O documentário termina pontuando que é através do estado, e de suas normas, que conseguimos viver em sociedade. Sinaliza também que a população possui um grande poder, a revolta, e com ela se pode tirar o que se foi dado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com