TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia em favor da educação

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Atividade Colaborativa

Curso: Pedagogia

Unidade de Ensino: Anhanguera

Nome

RA

INTRODUÇÃO

Utilizar a tecnologia para auxiliar o ensino dentro da sala de aula é visto como algo bom pela maioria dos professores brasileiros. Os mesmos consideram positiva a capacitação profissional para a aplicação dessas tecnologias em sala. Eles acreditam ser positivo o uso de recursos tecnológicos e defendem a formação para melhorar o trabalho em sala de aula. De acordo com Valente (1997b; 1998), o computador é uma ferramenta que pode auxiliar o professor a promover aprendizagem, autonomia e criatividade do aluno. Mas, para que isto aconteça, é necessário que o professor assuma o papel de mediador da interação entre aluno, conhecimento e computador.

ESCOLAS ESCOLHIDAS

E.E. Antônio da Costa Santos

E.E. Profª Maria de Loudes Campos Freire Marques

Ambas abrangem ensino fundamental e médio. A primeira com 32 salas de aula, e a segunda com apenas 10 salas. As duas escolas possuem recursos tecnológicos que não são utilizados com freqüência, tais como, televisão, DVD, rádio, retroprojetor, câmera fotográfica digital e a segunda unidade ainda possuem um datashow.

A TECNOLOGIA EM FAVOR DA EDUCAÇÃO

Já é sabido que os computadores são importantes aliados do professor.  E o uso das tecnologias na Educação amplia as possibilidades de exploração dos conteúdos escolares. Para Levy (2001), toda tecnologia inserida no contexto escolar traz em sua essência a necessidade do envolvimento de todos os agentes da escola, sendo os professores em primeiro plano, depois os estudantes e, por último, os agentes administrativos, equipe pedagógica e a comunidade. Para que isso seja realidade, é necessário que todas as escolas tenham acesso a diversos tipos de recursos tecnológicos a fim de contribuir para o bom desenvolvimento das aulas, porém, é preciso um ingrediente essencial: planejamento.
Com isso elaborei um projeto de utilização da tecnologia nas escolas a ser apresentado para possível doação de tais materiais para as unidades escolares citadas acima. Laboratório de informática completo e salas com lousa digital são os recursos pleiteados.

Um laboratório completo significa uma sala ampla e equipada com o maior número de computadores possível e com objetos necessários para o bom funcionamento do mesmo. Ar condicionado para refrigerar a sala e as máquinas, cadeiras adequadas para os usuários, softwares educacionais disponíveis para acesso, fones de ouvido, mídias, impressoras, folhas de sulfite, entre outros. Segundo Santana (2008), os softwares educacionais são considerados ferramentas de grande valia no processo de ensino-aprendizagem.

E a lousa digital é um recurso novo que contribui muito para as aulas no sentido de ilustrar alguns assuntos de difícil entendimento. É necessária uma sala ampla para melhor acomodação dos alunos, carteiras e cadeiras para fazer registros no caderno, cortinas escuras para melhorar a visualização da lousa, programas e softwares devidamente instalados e disponíveis para o uso de professores e alunos.

JUSTIFICATIVA, ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS DAS TIC’S

Os recursos tecnológicos devem auxiliar o professor. Ideias abstratas tornam-se mais claras; o microscópico torna-se grande; o passado torna-se presente, facilitando o aprendizado e transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse. O essencial é que as aulas obedeçam a uma sequência que deixe o aluno orientado em relação ao que está aprendendo.  O aprendizado deve ser interligado. O uso de laboratório de informática com recursos tecnológicos torna o ensino mais motivador e de fácil entendimento, alcançando objetivos esperados. Esses recursos podem ser utilizados em todas as disciplinas, trabalhando temas específicos, atuais, interdisciplinar, ou seja, envolvendo várias matérias. Algumas estratégias de aplicação:

Em língua portuguesa podem ser trabalhados textos usando computador e o programa Word. A professora pode incluir comentários nos textos dos alunos sem alterá-los e depois pedir que revisem. Pesquisas na internet de textos de um gênero especifico. Produções de texto a partir de histórias em quadrinhos, disponíveis na rede. Sites de notícias podem ser visitados para analisar, por exemplo, como determinado país divulgou um acontecimento de âmbito mundial, envolvendo também a disciplina de história.

Gráficos e tabelas no Excell podem ser elaborados com o auxílio do professor de matemática; artigos sobre o meio ambiente e alguma questão que envolva a comunidade local podem ser criados com o apoio dos professores de ciências e geografia. O mesmo artigo pode ser trabalhado no formato de telejornal, e os alunos poderão fazer gravações com câmeras digitais, a serem exibidas posteriormente na lousa digital para toda a turma. As videoconferências, realizadas através de programas como o Skype, por exemplo, são úteis para o professor de língua estrangeira, que poderá combinar com professores de outros países que ensinam a língua em questão, para que os alunos possam conversar on-line. Não esquecendo os sites de atividades interativas, especialmente os jogos on-line. Atividades como bingo, anagramas, caça-palavras, palavras cruzadas e forca são alguns exemplos de exercícios interativos, que podem contribuir até mesmo no período contrário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (338.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com