TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA MEIOS DE COMUNICAÇÃO EDUCACIONAIS EM HOSPITAIS

Por:   •  9/9/2018  •  Artigo  •  4.497 Palavras (18 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NUCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

TECNÓLOGIA MEIOS DE COMUNICAÇÃO EDUCACIONAIS EM HOSPITAIS

ANANÍSIA CESAR LEAL

IPATINGA

2018              

                                                                                                                                     

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU

NUCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENÇÃO FAVENI

TECNÓLOGIA MEIOS DE COMUNICAÇÃO EDUCACIONAIS EM HOSPITAIS

ANANÍSIA CESAR LEAL

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA E DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR

        

IPATINGA

2018            

                                                                                                                                     

TECNÓLOGIA MEIOS DE COMUNICAÇÃO EDUCACIONAIS EM HOSPITAIS

ANANÍSIA CESAR LEAL

RESUMO

O presente artigo fundamentou-se apartir de estudos e pesquisas bibliográficas, referente à tecnologia como meio de comunicação educacional nos hospitais. O Objetivo desse artigo é analisar em como a tecnologia tem sido presente nos hospitais, principalmente quando esses instrumentos são utilizados como meios de comunicação educacional nesses locais. Portanto é relevante entender o que é a tecnologia e quais os benefícios que ela traz a um sujeito adoecido, refém de um diagnóstico que o aprisiona. O texto produz uma profunda reflexão a respeito da inclusão educacional, onde é utilizado instrumentos tecnológicos extremamente importantes na vida de crianças, adolescentes, que por vez tem seus projetos de vida interrompidos por situações as quais os fará adaptar-se a um hospital e torná-lo como sua segunda casa. Portanto tais instrumentos utilizados nos hospitais o auxiliam no tratamento, ajudando o sujeito a se comunicar, a interagir, a se incluir como pessoas de direito, a superar as limitações de desafios que o ambiente hospitalar oferece.

Palavras chaves: Tecnologia. Educação. Hospital. Crianças. Adolescentes.

        


ABSTRACT

This article was based on studies and bibliographical research, referring to technology as a means of educational communication in hospitals. The purpose of this article is to analyze how technology has been present in hospitals, especially when these instruments are used as educational means of communication in these places. Therefore it is relevant to understand what technology is and what benefits it brings to a sick person, hostage of a diagnosis that imprisons him. The text produces a profound reflection on educational inclusion, where extremely important technological instruments are used in the lives of children and adolescents, who at the same time have their projects of life interrupted by situations which will make them adapt to a hospital and make them a " you can use it as your second home. Therefore, such instruments used in hospitals help in the treatment, helping the subject to communicate, to interact, to be included as lawyers, to overcome the limitations of challenges that the hospital environment offers.

Key words: Technology. Education.  Hospital. Children.  Adolescents.

 

                                                                                                                                                                 3

1 - O INGRESSO DA TECNOLOGIA 

Nos dias atuais, a tecnologia tem alcançado grande avanço, está presente na vida diária de cada pessoa. Portanto é imprescindível conhecer o que é a tecnologia, de onde ela surgiu, e quais os efeitos desses instrumentos na sociedade moderna.

Segundo Daniel, “Tecnologia é aplicação de conhecimento científico, e de outras formas de conhecimento organizado, a tarefa prática por organizações composta de pessoal e maquinas” (DANIEL 2003:26 APUD, ZANELA, 2007:1).

Nos meados do século XVIII, na Inglaterra surge então o movimento denominado Revolução Industrial, que era responsável pelo aumento de máquinas sobre a manufatura.

Essa evolução objetivava-se em produção mais rápida, menos custos e mais lucros. Diante disso percebeu-se que esse movimento produzia uma política Capitalista, e a tecnologia e seus avanços seriam oriundas dessa política.

Hoje a tecnologia é usada para a comunicação, divertimento, educação, trabalho, para a saúde e porque não dizer para curar.

A tecnologia tornou indissociável em relação à vida de cada pessoa, seja nos centros urbanos ou rurais. Portanto veremos a seguir a importância da tecnologia como instrumento de comunicação presente nos hospitais, facilitando a articulação e interação dos participantes desses ambientes.

 De acordo com o tema desse artigo, a tecnologia é dos principais meios de comunicação e educação na vida de criança e adolescentes que se encontram hospitalizados. O texto retrata a realidade dessas crianças e adolescentes internalizados, em longo prazo em hospitais e que requer cuidados mais específicos, mas complexos, que esse sujeito não seja visto somente para um tratamento de uma enfermidade física, mas que há algo dentro desse sujeito que precisa ser observado.

No Brasil, a tecnologia talvez esteja um pouco atrasada em relação aos países capitalistas ricos, mas é inegável a importância e os efeitos produzidos por ela, que tem trazido resultados positivos à sociedade.

                   

                                                                                                                                      4

2- A TECNOLOGIA E PEDAGOGIA INSTRUMENTOS DA EDUCAÇÃO NOS HOSPITAIS.

No Brasil a partir da década 50 a 60, surgia a pedagogia Hospitalar acompanhado da inovação tecnológica, com a proposta de humanizar o atendimento ao escolar hospitalizado, garantindo a inclusão social e seu direito à educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com