TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Foco em tecnologia e meio ambiente

Seminário: Foco em tecnologia e meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

3

Etapa 3-Ênfase na tecnologia e no Ambiente.

.

Teoria de Sistemas:

Essa teoria aborda de maneira interdisciplinar a organização abstrata de fenômenos independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição.

Surgiu com os trabalhos do biólogo Ludwig Von Bertalanffy, este que criticava a visão que se tem do mundo dividido em áreas diferentes. Afirmava que os sistemas devem ser estudados como um todo.

Conceito de Sistema:

É um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário, e se constituem das seguintes classificações: Sistemas físicos ou abstratos.

Sistemas Físicos: São compostos de equipamentos, máquinas, objetos e coisas reais.

Sistemas Abstratos: São compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e ideias.

Teoria Matemática:

Surgiu com a utilização da pesquisa operacional (PO) durante a segunda guerra mundial. A eficiência do método no campo da estratégia militar fez com que a PO migrasse para dentro das organizações. Com bases lógicas e matemáticas foi criada essa ciência na administração e que acabou produzindo a chamada Administração de Operações, focada na administração de manufatura e serviços.

Objetivo:

Concentra-se na tomada de decisão, selecionando a melhor alternativa com base nos dados obtidos através da pesquisa operacional, visando sempre a solução final do problema.

Teoria da Tecnologia da Informação ( TI ) :

É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão. A tecnologia sempre influenciou o funcionamento das organizações a partir da revolução industrial, mas foi a invenção do computador que permitiu as atuais características de automatização e automação das organizações. Sem o computador, não haveria a possibilidade de administrar grandes organizações com uma variedade incrível de produtos, processos, materiais, clientes, fornecedores, e pessoas envolvidas.

A tecnologia da informação possibilita a conexão entre várias pessoas e dispositivos em localidades diferentes, facilitando e ampliando a abordagem sistêmica nas organizações.

Teoria Contingencial:

A teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Essa teoria representa um passo além da teoria de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com