TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DE DURKHEIM E A CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO FATO SOCIAL

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 10

A TEORIA DE DURKHEIM E A CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO FATO SOCIAL

Dalila Maria da Costa Santos[1]

RESUMO

Este artigo faz uma abordagem sobre a teoria de Durkheim e a concepção da educação como fato social, por se tratar de um tema de grande relevância, já que tem como ênfase a questão da educação enquanto formadora de indivíduos capazes de se tornarem membros da sociedade. A escolha do tema deu-se devido a educação ter como finalidade a promoção de práticas pedagógicas que trabalhem a individualidade dos alunos, assegurando que possam ser preparados para fazerem parte de uma sociedade cheia de regras e normas imprescindíveis para o convívio em comum. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo geral reconhecer a relação entre a teoria de Durkheim e a concepção da educação como fato social. Para que o presente artigo fosse desenvolvido foi realizada uma pesquisa teórica com idéias e estudos de conceitos científicos, fundamentados a partir de bibliografias sobre o tema pesquisado. A partir da pesquisa bibliográfica realizada chegou-se a conclusão que, para Durkheim a educação atua como propiciadora do aprender a ser membro da sociedade, quando considera que é por meio dela que os indivíduos assimilam as regras da sociedade e que são indispensáveis ao convívio coletivo. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para que a educação atue, constantemente, como instituição formadora de indivíduos com capacidade de participar da vida em sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Durkheim. Educação. Fato social. Sociedade.

ABSTRACT

This article makes an approach about the theory of Durkheim and the conception of the education as social fact, for treating of a theme of great relevance, since he/she has as emphasis the subject of the education while individuals' formadora capable of if they turn members of the society. The choice of the theme felt due to education to have as purpose the promotion of pedagogic practices that you/they work the students' individuality, assuring that you/they can be prepared for us to be part of a society full of rules and indispensable norms for the conviviality in common. In this sense, the present article has as general objective to recognize the relationship between the theory of Durkheim and the conception of the education as social fact. So that the present article was developed a theoretical research was accomplished with ideas and studies of scientific concepts, based starting from bibliographies on the researched theme. Starting from the accomplished bibliographical research the conclusion was arrived that, for Durkheim the education acts as propiciadora of learning to be member of the society, when it considers that it is through her that the individuals assimilate the rules of the society and that you/they are indispensable to the collective conviviality. Like this, it is waited that this study can contribute for the education to act, constantly, as institution formadora of individuals with capacity to participate in the life in society.

WORD-KEY: Durkheim. Education. Social fact. Society.


INTRODUÇÃO

O presente artigo faz uma abordagem sobre a relação entre a teoria de Durkheim e a concepção da educação como fato social, pois trata-se de um tema de grande relevância, que enfatiza a educação enquanto formadora de indivíduos capazes de se tornarem membros da sociedade.

A escolha do tema deu-se devido a educação ter como finalidade a promoção de práticas pedagógicas que trabalhem a individualidade dos alunos, assegurando que possam ser preparados para fazerem parte de uma sociedade cheia de regras e normas imprescindíveis para o convívio em comum.

Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo geral reconhecer a relação entre a teoria de Durkheim e a concepção da educação como fato social. E, como objetivos específicos: identificar a principal função da educação na formação social do indivíduo; analisar as principais características da educação como fato social; e, compreender a questão da educação como fato social a partir da teoria de Durkheim.

Para que o presente artigo fosse desenvolvido foi realizada uma pesquisa teórica com idéias e estudos de conceitos científicos, fundamentados a partir de bibliografias sobre o tema pesquisado. A partir da pesquisa bibliográfica realizada chegou-se a conclusão que, para Durkheim a educação atua como propiciadora do aprender a ser membro da sociedade, quando considera que é por meio dela que os indivíduos assimilam as regras da sociedade e que são indispensáveis ao convívio coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com