TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa 10 Ferramenta da Qualidade

Por:   •  30/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  1.381 Visualizações

Página 1 de 3

Ferramenta da qualidade

  1. Introdução

Na última semana, uma empresa do setor alimentício teve uma reclamação devido ao almoço servido em um dos seus clientes.

        A partir dos dados coletados, será elaborado um formulário 8D e será apontado quais ferramentas da qualidade são mais aprimoradas para está situação.

  1. Case

Uma empresa, do ramo de refeições coletivas, tem cerca de 500 colaboradores, e atende cerca de 60 empresas de pequeno e médio porte.

Na última semana, um de seus clientes informou que 12 funcionários passaram mal após o almoço servido. Os sintomas eras dor de cabeça e enjoo. A preocupação da empresa foi muito grande, pois o quadro de saúde dos clientes poderia evoluir para uma intoxicação. A empresa de refeições enviou uma ambulância para realizar o atendimento nas dependências do cliente. A ambulância fazia parte de um serviço de seguro contratado para este tipo de emergência.

A empresa, por determinação da vigilância sanitária, fez análise em amostras de alimentos e não constatou nenhuma contaminação, porém, segundo a nutricionista responsável, resolveu investigar a água do reservatório da empresa. A análise realizada demonstrou a presença de uma bactéria que, com grande chance de acerto, estava gerando problema. A nutricionista, por sua vez, já havia reunido a equipe, a fim de revisar e reforçar os procedimentos de saúde alimentar. Alguns treinamentos sobre o tema foram refeitos com a equipe.

A nutricionista então fez um cronograma, para que uma empresa especializada realizasse a limpeza da caixa d’água. Neste momento da situação os funcionários contaminados já haviam voltado para casa, após o atendimento prestado, e retornaram ao trabalho em poucos dias. Depois de decorrido um certo espaço tempo, foi realizada nova análise da água do reservatório, e não foram detectadas contaminações. A nutricionista, preocupada com as outras unidades, resolveu estender os procedimentos aos demais clientes; evitando, assim, a ocorrência do mesmo problema.

  1. Desenvolvimento

Número do 8D e passo

O que foi realizado

Ferramenta da qualidade utilizada

1º D: Reunir um grupo de  pessoas que iram trabalhar para solucionar o problema

Selecionado o grupo de pessoas responsáveis para analisar e agir no planejamento, desenvolvimento e análise do problema.

Brainstorming

2º D: Descrever qual é o problema

Na última semana a empresa teve um grupo de pessoas intoxicada após refeição.

A empresa foi acionada para que possa tomar providências

Brainstorming

3º D: Estabelecer ação de prevenção

Foi solicitado a análise das amostras dos alimentos e da água, imediatamente foi suspenso o fornecimento das refeições para que não tenha novos casos, foi feita também a verificação da data de validade

5W2H

4º D: Determinar a causa-raiz do problema

A provável causa foi a contaminação da água com bactéria

Diagrama de Ishikawa

5º D: Escolha de ações corretivas

Contratar uma empresa especializada na atividade de limpeza da caixa d’agua. Realizar teste periódicos para saber como está a condição da água

5W2H

6º D: Realizar o acompanhamento nos testes da água como ações  periódicas

Realizar plano de ação

5W2H

7º D: Fazer o acompanhamento da eficácia das ações

Análise dos dados diária, acompanhar como está as novas ações

Fluxograma

8º D: parabenizar a equipe

Reconhece o papel que cada pessoa envolvida teve para pode descobrir o problema e realizar a correção imediata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com