TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Radiologia

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  1.944 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

RADIOLOGIA

marCia leticia GOMES SIQUEIRA

ATIVIDADE PRÁTICA

ANATOMIA DAS IMAGENS

FORTALEZA

2022[pic 3]

marCia leticia GOMES SIQUEIRA

ATIVIDADE PRÁTICA

ANATOMIA DAS IMAGENS

Trabalho apresentado à Universidade ANHANGUERA, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras do semestre letivo.

Tutor (a): Paola Bianca Barbosa Cavalin

FORTALEZA

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 ATIVIDADE PROPOSTA 1: IDENTIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS TORÁXICOS E ABDOMINAIS        4

2.2 ATIVIDADE PROPOSTA 2: PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA        5

3 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de compreender as incidências radiográficas, conhecer sobre os posicionamentos, protocolos de aquisição e reconstrução de imagens através da tomografia computadorizada, conhecer e identificar os diferentes tecidos através dos diferentes exames de raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Para isso, realizando as atividades práticas pressupostas, que se seguem no Capítulo 2 - Desenvolvimento.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADE PROPOSTA 1: IDENTIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS TORÁXICOS E ABDOMINAIS

Na primeira atividade prática proposta, foi analisado e identificado os diferentes órgãos e estruturas presentes na região toráxica e abdominal, a partir da plataforma MedDream”.

Logo após, foi realizado um quiz para teste dos conhecimentos, a partir da plataforma “WordWall”.

Figura 1 – Resultado do Quiz. Fonte: o autor.

[pic 4]

2.2 ATIVIDADE PROPOSTA 2: PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA

  1. O termo tomografia deriva das palavras gregas tomos, que significa “fatia” e graphein, que significa “escrever”. A TC utiliza um computador sofisticado e um sistema mecânico que provê imagens anatômicas seccionais. Determine o plano seccional demonstrado para cada uma das imagens a seguir:

[pic 5]

A. Plano axial – divide o corpo em superior e inferior (eixo Longitudinal).

B. Plano coronal – divide o corpo em anterior e posterior (eixo Ântero-Posterior).

C. Plano sagital – divide o corpo em parte direita e parte esquerda (eixo Látero-Lateral).

  1. A seguir, temos imagens tomográficas de uma fratura vertebral. Determine corretamente a localização da vértebra destacada (cervical, lombar ou torácica) e os planos seccionais para cada imagem:

[pic 6]

[pic 7]

A.   Região Lombar (L1). Plano transversal.

B. Região Lombar (L1).  Plano coronal.

C.  Região Lombar (L1). Plano Sagital.

  1. As imagens tomográficas a seguir apresentam um tipo de trauma, identifique a estrutura e os planos seccionais das imagens:

[pic 8]

Fratura na coluna lombar.

A. Vértebra da região cervical (C4). Plano – Plano transversal.

B. Vértebra da região cervical (C4). Plano coronal.

C. Vértebra da região cervical (C4). Plano Sagital.

4. A posição anatômica é uma posição padrão que define superfícies específicas e planos do corpo. Descreva como o corpo humano está posicionado nesta convenção.

A posição anatômica é a referência-padrão do corpo usada para descrever a localização de estruturas. O corpo está na posição anatômica quando se fica na posição ereta, com os pés juntos, as mãos ao lado do corpo e a face olhando em frente. A boca está fechada e a expressão facial é neutra. A margem óssea sob os olhos está no mesmo plano horizontal que o topo da "abertura da orelha" e os olhos estão "abertos" e focalizados em algo a distância. As palmas das mãos estão voltadas para a frente, com os dedos retos e juntos e com o polegar em uma direção a 90° do conjunto dos outros dedos. Os dedos dos pés apontam para a frente (DRAKE; VOGL; MITCHELL, 2004).

5. Incidência é um termo de posicionamento que descreve a direção ou caminho do raio central (RC) ou do feixe de raios X quando esta passa através do paciente, projetando uma imagem no RI. Descreva a direção do RC nas incidências Póstero-Anterior, Ântero-Posterior, Médio-Lateral e Látero-Medial.

Incidência Póstero-Anterior: indica que o feixe de raios X deve entrar pela parte posterior e sair pela anterior. Como a face próxima à placa do equipamento de raio X aparece mais nítida nas imagens, essa incidência é recomendada para observar a porção anterior da área examinada.

Incidência Ântero-Posterior: mostra que a radiação penetra o organismo pela parte anterior e sai pela posterior. Indicada para estudo da porção posterior das estruturas anatômicas.

Incidência Médio-Lateral: descreve uma trajetória em que o feixe de raios X entra pela face medial (ponto médio) da parte examinada, e sai pela face lateral.

Incidência Látero-Medial: o raio central entra pela face lateral e sai pela medial.

6. Como pode ser observado na tomografia computadorizada de tórax a seguir, ossos, partes moles, músculo e gordura aparecem diferentemente em uma imagem de TC, variando de acordo com a atenuação que produzem. Descreva sobre a escala de Hounsfield e a diferença de densidade e atenuação para os diferentes tecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com