TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE UNIBAN CURSO TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA.

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE   UNIBAN

CURSO TECNOLOGIA  EM RADIOLOGIA.

             

              AUTORES

            Jassielma  Gomes da Silva

           Maria Rita  Moreira

           Marcio Barbosa Torres

           Roberto do Valle Serafim

          William Itiro Yamamoto

          Gustavo Farias Oliveira

Título do Trabalho

Programa  de desenvolvimento em

Educação Ambiental

                 Professor(a):

Coordenador: Ricardo Redá A. Hayek

               UNIVERSIDADE UNIBAN[pic 1]

                                               

                                                                        São Bernardo do Campo  2014                                                              

                                                                                                     

 

Programa  de  Desenvolvimento  em  Educação  Ambiental      

Analisar  relações entre educação ambiental e promoção da saúde, no processo de trabalho na saúde  da família.

Analisar como os agentes comunitários de saúde da família da USB do Taboão, no município de são Bernardo do campo, que atende aproximadamente a  uma população de 30 mil habitantes,  como eles entendem, e praticam  a questão da promoção da saúde e a prevenção de riscos na dinâmica de trabalho,  a relação em e ambiente, e como ele se desenvolve no seu dia a dia

Pesquisar na comunidade o atendimento dos agentes comunitários referentes ao interesse as facilidades e as dificuldades que eles encontram para abordar a saúde, importância da educação ambiental e saúde da família.

Baseado nessa primeira pesquisa foi  criado um novo projeto de trabalho.

Revemos todo o nosso conceito  em relação a promoção da saúde, educação ambiental e estratégia  da saúde da família.

Foi organizado vários seminários, aulas, debates tudo em conjunto com a comunidade, para esclarecimento em assuntos relacionados a promoção da saúde, educação ambiental e estratégia da saúde da família.

Os agentes comunitários melhoraram o desempenho no atendimento a comunidade, melhor atendimento na UBS, na distribuição de medicamentos, limpeza e organização da UBS. Maior número de visitas nas casas das famílias na comunidade, mais facilidades na marcação de consultas, entrega dos medicamentos nas  residências,  divulgação de calendários de vacinas.

Atividades na comunidade para divulgação, sobre temas como, prevenção de doenças venerias, gravidez precoce e como evitar, preservação do meio ambiente, riscos de acidentes em casa, higiene pessoal, temas que quando praticamos melhoramos nossa qualidade de vida.

Criação de um manual com informações sobre prevenção de doenças, prevenção do meio ambiente, cuidados com a saúde da família, distribuição gratuita de preservativos, gravidez precoce, combate a dengue.  

Distribuição,  esse manual pelos agentes comunitários nas residências da comunidade.

Após esses projetos ser implantados  na UBS, houve uma grande melhoria na qualidade  e padrão de vida da comunidade, melhor atendimento e dialogo entre paciente, e agente comunitário e médicos.

Isso foi uma grande melhoria  mas  em relação a exames de rotina, mas vemos ainda uma grande dificuldade para a realização de exames específicos,  e dependendo do tipo de exame pedido pelo medico, o paciente tem que marcar em outro local, as vezes espera vários meses por falta de datas, ou aparelhos quebrados. Alguns exames os pacientes tem que fazer particular, se não pagar e realizar o exame em uma clinica particular ou hospital não consegue agendar o retorno com o medico.

Em nosso projeto gostaríamos de propor em todas as UBS, fossem  realizados a maioria dos exames, não  a penas os básicos, mas os exames mais completos, pois as unidades tem estruturas para isto, temos vários profissionais capacitados, mais falta o incentivo dos governantes, nas UBS, em questão temos  uma boa estrutura, com bons profissionais, mais apenas para realização de exames básicos, só que quando necessita algum exame como um raio x, precisamos encaminhar para o hospital da região e só depois eles retornam.

Se na UBS, tivesse uma sala de raio- x, nos diminuiríamos muito a fila de espera das consultas, diminuiria o numero de pacientes em alguns hospitais, sala de gesso, farmácia por que varias vezes falta os medicamentos. Se fizessem um investimento nas UBS,  nossa comunidade poderia ter um plano d saúde muito melhor, e isto estaria cuidando ao mesmo tempo cuidando do nosso meio ambiente e a saúde da família.  


3. Hipóteses.

  Baseado nas considerações introdutórias, foram eleitas como principais hipóteses:

 (1) A Educação Ambiental é inerente às práticas cotidianas do processo de trabalho

da Estratégia de Saúde da Família.

 (2) Os agentes comunitários de saúde, por sua ação marcadamente territorial, atuam como educadores ambientais nos processos de promoção da saúde.

 

                                                                                                                                 

   

 

 

 

 

 

 

 


Objetivos  Específicos:

• Estabelecer, teoricamente, as relações entre Educação Ambiental e promoção da saúde, no processo de trabalho da Estratégia de Saúde da Família;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com