TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA PENAL

Exames: SISTEMA PENAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

NOME DO ALUNO

TÍTULO DO PROJETO

CAMPO MOURÃO

2013

NOME DO ALUNO

TÍTULO DO PROJETO

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Integrado Campo Mourão como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina de Formação Geral II, sob a orientação do professor Leandro Moreira da Luz.

CAMPO MOURÃO

2013

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Assunto/Tema

3. Delimitação

4. Problemas

5. Hipóteses

6. Objetivos

7. Justificativas

8. Referencial Teórico

9. Metodologia

10. Cronograma

11. Referências

1. INTRODUÇÃO

O principal fomento para alvitrar o presente projeto tem sua gustação nos estudos de Adorno e Horkheimer: dois teóricos que defenderam que a natureza da cultura e da ideologia nas sociedades atuais tem como seu principal insumo o desenvolvimento da comunicação de massa; dos trabalhos de Saviani e Freire, que por mais que tenham um insight diferente: a educação como atividade produtiva e a educação como um ato gnosiológico, partem do mesmo ponto: o homem; e vêem na educação a oportunidade de desenvolvimento social; em Pedro Demo, com seu olhar pontual sobre a educação e em Giani por sua visão crítica e aguçada sobre o contexto econômico/social por trás das entrelinhas do cotidiano.

Nesta labuta pretendemos analisar o processo democrático de elaboração e edição do livro didático público do Paraná: “Arte/ensino médio” e seus conteúdos estruturantes, bem como sair a campo colhendo um feedback sobre a penetração/difusão do livro didático público entre os professores de arte, buscando compreender suas limitações e descobrir suas potencialidades, inseridas na complexidade do contexto atual de “recursos precários” e informações veiculadas por uma indústria altamente técnica e coercitiva engendrada nos meios de comunicação. Em outras palavras, a proposta de trabalho é examinar o conjunto das representações que os autores do livro didático público explicitam ou deixam de explicitar sobre diversos conceitos como, por exemplo, a indústria cultural, comunicação de massa, cidadania, etc. E, em seguida, as representações emitidas pelos receptores do livro: os professores de arte.

É neste diapasão que surgem as questões: o livro didático público, no limiar democrático que caracteriza sua própria confecção, consegue escapar da indústria cultural? Este livro tem como foco uma transformação social? Qual seria a concepção “a rigor” de transformação social? Qual a importância de revermos os conceitos sobre indústria cultural, exclusão social, ideologia afirmativa, cultura de massa entre outros, para entendermos o contexto no qual são formuladas e inseridas as estratégias pedagógicas? Como a organização da sociedade e o modo de produção influenciam na “singularidade do indivíduo” e na “condição humana da pluralidade”, conceitos citados na mensagem “Aos Estudantes” do livro em questão?

Observando estes aspectos e outros que poderão surgir durante a pesquisa, podemos contribuir democraticamente para a formação de um indivíduo que, além de se preparar para sua vida profissional, intelectual e acadêmica, possa questionar a si mesmo sobre o mundo e exercer sua cidadania e reflexão crítica, fatores estes que, após o “fechar o livro” isso não signifique “leitura interrompida”, mas sim, a verdadeira leitura continuada.

2. ASSUNTO/TEMA

O Assunto do referido trabalho é sobre educação.

O Tema abordará sobre arte, cultura e sociedade.

3. DELIMITAÇÃO

Arte, Cultura e Sociedade: O Livro Didático Público “Arte: Ensino Médio”, do Paraná. O processo democrático de edição e narrativa dos conteúdos estruturantes.

4. PROBLEMAS

i) O livro didático público, no limiar democrático que caracteriza sua própria confecção, consegue escapar da indústria cultural? Este livro tem como foco uma transformação social?

ii) Este livro tem como foco uma transformação social?

iii) Qual seria a concepção “a rigor” de transformação social?

iv) Qual a importância de revermos os conceitos sobre indústria cultural, exclusão social, ideologia afirmativa, cultura de massa entre outros, para entendermos o contexto no qual são formuladas e inseridas as estratégias pedagógicas?

v) Como a organização da sociedade e o modo de produção influenciam na “singularidade do indivíduo” e na “condição humana da pluralidade”, conceitos citados na mensagem “Aos Estudantes” do livro em questão?

5. HIPÓTESES

i) Os autores apresentam concepções divergentes sobre as relações entre arte e estrutura de classes sociais, arte e formação social e arte e indústria cultural. Assim é pífia a concepção geral do livro didático sobre a transformação social e papel da arte nesse processo.

ii) O livro didático público incorpora elementos de concepção positivista e tecnicista da arte e da própria indústria cultural contra o qual pretende se posicionar situando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com