TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Totalidade

Artigo: A Totalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Artigo  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

A Totalidade

Na visão da dialética marxista, o conhecimento é totalizante e a atividade humana, em geral,.é um processo de totalização.

"A categoria de totalidade significa (...), de um lado, que a realidade objetiva é um todo coerente em que cada elemento está, de uma maneira ou de outra, em relação com cada elemento e, de outro lado, que essas relações formam, na própria realidade objetiva, correlações concretas, conjuntos, unidades, ligados entre si de maneiras completamente diversas, mas sempre determinadas (Lukács, 1967, p.240)(1)."

Qualquer objeto, é parte de um todo. Portanto, para encaminhar uma solução para os problemas, o ser humano faz necessidade de ter uma certa visão de conjunto deles: é a partir desta visão de conjunto que pode-se avaliar a dimensão de cada elemento do quadro.

"A verdade é o todo" Se não se nxerga o todo, pode-se atribuir um valor errado, às vezes exagerado, a uma verdade limitada (que acaba por se transformar em mentira), prejudicando a compreensão de uma verdade geral.

Vale lembrar, que a visão de conjunto não é "eterna" e fixa, e nunca pode se esgotar, tendo em vista que a realidade está em constante mudança.

A síntese é a visão de conjunto que permite ao homem, descobrir a estrutura dos sinificados da realidade com que se depara a uma dada situação.

"A totalidade é mais do que a soma das partes que a constituem. No trabalho, por exemplo, dez pessoas bem entrosadas produzem mais do que a soma das produções individuaisde cada uma delas, isoladamente considerada."

Há totalidades mais e menos abrangentes. A maior ou a menor, vai depender de uma totalidade do nível de generalização do pensamento e dos objetivos concretos dos homens em cada situação dada.

Para se trabalhar com o conceito de totalidade, é muito importante sabermos qual o nível de totalização exigido pelo conjunto de problemas que estamos a nos defrontar. Vale lembrar que a totalidade é apenas um momento de totalização, que, como sabemos, e dissemos, não é fixa.

Modificar um todo só é possível após um certo acúmulo de mudanças. Acontecem alterações setoriais e quantitativas, até que se alcança um ponto crítico que assinala a tranformação qualitativa da totalidade. Essa é a chamada Lei da Transformação da Quantidade em Qualidade.

A Totalidade na Saúde

No Brasil, a saúde pública é tratada com descaso, negligência e impostos altos que impedem acesso a medicamentos e desvalorizam os agentes de saúde, sem se importar com as mortes e sofrimento de pessoas do povo nas filas, nos corredores dos ambulatórios e postos de saúde, perícias demoradas, burocracia exagerada, falta de leitos, insuficiência de profissionais, equipamentos defasados, hospitais e postos sucateados, desvio de recursos, fraudes, corrupção e impunidade.

O diagnóstico do mal que atormenta a Capital e o Interior é conhecido de todos, mesmo que algumas abordagens possam divergir em relação a detalhes das causas da crise. Sabe-se, por exemplo, que Fortaleza há muito recebe pacientes que poderiam ser tratados em suas cidades, se estas fossem capazes de atender até mesmo a demanda de baixa e média complexidade. As deficiências nos serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com