TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do brinquedo bibliotecas na escola totalidade para a disseminação da educação

Pesquisas Acadêmicas: A importância do brinquedo bibliotecas na escola totalidade para a disseminação da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 9

1 Introdução

O trabalho a seguir fará um breve histórico de como é relacionada as brinquedotecas no ambito escolar, o quão são importantes para a disseminação do ensino. Foi realizada uma pesquisa no municipío dos Palmares, afim de saber se há de fato uma brinquedoteca no que diz respeito a espaço fisico, e se esta é utilizada de amneira correta e para o fim que se destina. A brinquedoteca vem sendo uma grande conquista nas escolas e creches, é um espaço onde o brincar não é visto apenas como fase da infância onde ela apenas ocupa seu tempo, hoje é vista como importante ferramenta no desenvolvimento e aprendizado.

A seguir um comparativo de como foi a pesquisa e como os principais autores relacionam o tema.

2 Desenvolvimento

Polo: ESUDA

Municipio: Palmares

Estado: Pernambuco

Região do Brasil: Nordeste

Quantidade existente no municipio

Centro de Educação Infantil 3

Escolas Municipais 11

Brinquedotecas 0

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico, é assim que CUNHA (1998, p. 40) define brinquedoteca, se tratar de um espaço lúdico destinado a crianças em idade pré-escolar, com a finalidade de estimular o desenvolvimento das atividades em grupo com ênfase no trabalho coletivo. É um espaço onde todos podem brincar com o que quiserem sem regras ou comandos. Partindo do princípio que brincar é preparar-se para a vida, na brinquedoteca as crianças podem desenvolver habilidades voltadas a coordenação motora e convivência social, buscando a autonomia e a capacidade de simbolização. Permite a sociedade contemporânea resgatar a ludicidade que a tanto está esquecido e negado as crianças. Para CUNHA (2011, p. 16) a brinquedoteca é um espaço destinado única e exclusivamente a “fazer as crianças felizes”.

Em conta partida nas escolas municipais de ensino fundamental de Palmares apesar de haver séries relacionadas a educação infantil, o principal motivo é a falta de espaço físico para a confecção da mesma, isto impossibilita reservar um lugar especifico para tal atividade .

Apesar disso, as professoras têm a consciência da importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, então trabalham improvisando, guardando jogos e brinquedos em caixas, reservando um horário específico para esta pratica, pois percebem que o lúdico é indispensável para o desenvolvimento de suas habilidades tanto físicas quanto acadêmicas.

A idéia de brinquedoteca veio para proporcionar a criança uma compreensão das coisas através do brincar e a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo. Trata-se de um espaço onde as crianças podem brincar com o que quiserem sem regras ou comandos e sem a interferência de um adulto, neste espaço lúdico as crianças desenvolvem habilidades para a coordenação motora e relação social, desenvolvendo autonomia e capacidade de simbolização. Proporciona as crianças brincadeiras e jogos em grupo para favorecer sua socialização. No espaço da brinquedoteca os brinquedos devem estar à disposição das crianças, livres para a criança escolher com o que ela deseja brincar, alimentar sua vida interior, dando lhes oportunidade, que brincando, ponham para fora sua capacidade de criar e reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e suas fantasias sem aceitas e favorecidas para que, através do mundo do faz de conta, possam explorar seus próprios limites e partir para a aventura que poderá levá-los ao encontro de si mesmos (CUNHA, 1994, p. 9).

É um pensamento enganoso acreditar que o brincar é algo restrito somente a pré-escola, deve ser mantida no ensino fundamental respeitando a faixa etária de cada série. A brinquedoteca tem como objetivo propiciar a criança um ambiente livre para brincar com vasta quantidade de brinquedos com a ludicidade especialmente desenvolvida para ela. RAMALHO (200, p. 76) considerava a brinquedoteca como um local de estímulos para brincá-lo livremente da criança por algumas horas dia. Mas essa idéia só é possível quando o espaço é projetado para essa finalidade, além de obter uma organização adequada com adultos que oriente e observe essas crianças a fim de ver como será a interação da criança com os brinquedos e a adequação em relação de espaço.

As ofertas de brinquedoteca me Palmares é precário, muitas vezes se limitando a uma caixa cheia de brinquedos e jogos, não há interesse em desenvolver um espaço totalmente voltado para o lúdico, para estimular as nossas crianças, para que pudessem se desenvolver de maneira autônoma e independente.

As crianças da Creche Nilza Miranda Marques e na Creche Violeta Griz, brincam com diversos brinquedos pedagógicos e realizam brincadeiras sob a supervisão das docentes, porém tendo liberdade de brincar e partilhar com as outras crianças os brinquedos da brinquedoteca (ou caixoteca), e partilham de brincadeiras e atividades voltadas ao lúdico com as professoras, por serem crianças pequenas precisam de muita atenção.

As escolas do nosso município não possuem brinquedotecas, o que é muito desapontador, pois esta é muito importante para a aprendizagem, segundo grandes teóricos de nossa atualidade. Os governantes ainda não investiram, estão apenas nos projetos, ainda não acordaram para sua importância e necessidade.

As escolas municipais Professora Telam Maria Leandro Sousa e Jader Carlos da Silva, não possuem brinquedoteca por causa do espaço físico que não permite a implantação deste ambiente, mas afirmam que possuem brinquedos pedagógicos e atividades lúdicas voltadas para o conhecimento.

Mas como desculpas como estas podem fazer parte do cotidiano das escolas em tempos no qual vivemos, as vezes uma sala que não é utilizada, ou simplesmente é um lugar reservado a deposito de materiais, podiam ser remodeladas ou até dividas para a implantação deste lugar tão importante, onde as crianças podem ser simplesmente crianças. Os cantinhos são interessantes, muito simples de se criar e principalmente enriquecedor para estímulos e descobertas. Sala bem decorada e com cantinho preparado pra elas mostra o quanto eles são importante e a preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com