TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) é uma organização internacional formada por doze países sul-americanos.

Por:   •  19/5/2015  •  Exam  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DOCENTE: RENATA BASSANI

JAQUELINE LAMBERT - 20275552

PAMELA SILVA - 20410584

TEMA DE SEMINÁRIO: UNASUL

O QUE É?

A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) é uma organização internacional formada por doze países sul-americanos.

Foi criada em 8 de dezembro de 2004, na cidade de Cusco (Peru) onde foi redigido um documento (Declaração de Cuzco) que criou as bases para a Unasul. O projeto criado nesta oportunidade ganhou o nome de Casa (Comunidade Sul-Americana de Nações). Em 2007, durante a 1ª Reunião Energética da América do Sul (realizada na Venezuela), o nome foi modificado para Unasul.


TRATADO DE CRIAÇÃO

Em 23 de maio de 2008, em Brasília, representantes dos doze países assinaram um tratado para a criação da Unasul. Com este tratado, a Unasul passa a ser um organismo internacional, deixando a fase de debates para entrar na criação prática de medidas.

SEDES

A UNASUL possui em QUITO – EQUADOR a sede do secretariado e em COCHABAMBA – BOLÍVIA a sede do parlamento.

MEMBROS

Fazem parte da Unasul os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Panamá e México participam como membros observadores.


OBJETIVOS
O objetivo principal da Unasul é propiciar a integração entre os países da América do Sul. Esta integração ocorre nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infra-estrutura, energia, ciências e finanças. 

PRESIDENCIA
A Presidencia Pro Tempore da UNASUL é exercida sucessivamente por cada um dos Estados-Membros, por um período de um ano. 

O primeiro país a atuar como Presidente Pro Tempore foi o Chile presidido pela presidente Michelle Bachelet. Atualmente, o pais que atua como Presidente Pro Tempore é o Uruguai (o atual presidente é Tabaré Vásquez – desde 01 de Março).

CONSELHOS

A UNASUL possui doze conselhos ministeriais que atuam em diferentes áreas, como defesa, saúde, cultura, economia, educação, etc.

Conselhos Setoriais ministeriais são criados pelos Chefes de Estado e de Governo da UNASUL e estes conselhos foram criados para atenderem aos objetivos da UNASUL e as diretrizes estabelecidas.


OUTRAS PROPOSTAS EM DISCUSSÃO:

- Criação de um Conselho de Defesa da América do Sul;
- Criação de um Parlamento único;
- Criação de uma moeda única;
- Criação de um banco central para a comunidade.

SEMINAR THEME: UNASUR

WHAT IS IT?

Unasur (the South American Nations Union) is an international organization made up of twelve South American countries.

It was established in December 8, 2004 in the city of Cusco (Peru) where a document (Declaration of Cuzco) which laid the foundations for Unasur was drafted. The project created in this opportunity was named House (South American Community of Nations). In 2007, during the 1st Energy Meeting of South America (held in Venezuela), the name was changed to Unasur.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com