TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO POLITICAS SOCIAIS, QUESTÃO SOCIAL E A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 11

sd[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2         DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4 

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A Questão social são as expressões sociais que causam a desigualdade social. Teve seu surgimento na Europa no século XlX através da exigência da formulação de uma política social em benefício da classe operária, classe essa que sofria uma crescente pobreza. Essa Política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. As políticas sociais são a ações direcionadas no enfrentamento da questão social e suas expressões.

Há uma relação entre a questão social e a política social, uma vez que a segunda foi criada para o enfrentamento da primeira. Devido a urbanização e industrialização, a pobreza tomou conta da classe operária que tornou-se consciente da situação de risco e desfavorável em que viviam e trabalhavam. Essa conscientização acarretou em problemas para a burguesia que, visando resolver a situação criou as políticas sociais. No entanto, objetivo da burguesia era livrar-se dos problemas causados pela classe operária.

O presente trabalho tem por objetivo abordar a conceituação da questão social a partir do capitalismo monopolista como também o histórico a construção das políticas sociais e dos direitos sociais no Brasil subordinados aos interesses das classes dirigentes. Enfatizará a reforma constitucional e aborda aspectos relevantes da Constituição Federal de 1988. Apresentará também a relação entre a questão social e as políticas sociais, direitos sociais além de expor características fundamentais concernentes à realidade social do Brasil.

Um dos maiores desafios a ser enfrentado nesse processo está na identificação do papel a ser desenvolvido pelo Estado-nação, pois esse tem perdido gradativamente algumas de suas prerrogativas – tanto econômicas, políticas e culturais quanto sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

A conceituação parte de uma análise acerca de determinada coisa ou situação, mas não uma análise breve ou precipitada, falamos de uma análise dotada de elementos e discussões críticas, que fogem ao senso comum, mas que não deixam de ser contempladas em seu interior, pois o senso comum parte do concreto, do cotidiano.

Ao acrescentarmos alguns conceitos e definições do que venha a ser a questão social e a nova questão social, estaremos participando de um processo de busca e também de análise, pois, quando nos propomos a fazer este estudo, devemos ter claro que a intenção não é apenas assimilar conceitos para posteriormente reproduzi-los.

Primeiramente, a crítica neste documento põe em evidencia que “questão social” deve ser entendida enquanto

[...] um termo, uma expressão que mais esconde do que permite elucidar seu conteúdo concreto como expressão da luta de classe, de resistência e organização dos trabalhadores.” (GUERRA, 2005b, p. 252).

Sendo assim, se opõe radicalmente a mera preocupação conceitual. Contudo, entende que a enevoada apropriação da expressão (descolando-a das reais categorias que a envolve) inviabiliza a construção de posturas, encaminhamentos, ações críticas e construtivas frentes as suas manifestações reais na sociedade. E, nesta ordem, dimensionam-se obstáculos concretos frente ao projeto profissional no sentido de estratégias de enfrentamento das expressões da “questão social” em oposição ao projeto neoliberal.

Coloca-se a análise da “questão social” sendo indissociável das configurações assumidas pela relação entre capital e trabalho, implicando considerar a contradição entre as forças produtivas e o desenvolvimento da sociabilidade humana, num movimento em que a reprodução da desigualdade social acompanha a reprodução ampliada da riqueza.

Nesta ordem, remete ao modo peculiar de produção e exploração que desde o XIX revelava ser “[...] radicalmente nova a dinâmica da pobreza que então se generalizava.” Pois, pela primeira vez na história registrada “[...] a pobreza crescia na razão direta em que aumentava a capacidade social de produzir riquezas” (NETTO, 2001, p. 43).

Assim, “questão social” é mais que problemas e/ou manifestação social. É a expressão (conceitual e concreta) da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago.

A necessidade de apreender suas múltiplas expressões e formas concretas assumidas no cenário contemporâneo vai além do aspecto da pobreza. Pois, essas manifestações expressam, “[...] disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais [...]” (IAMAMOTO, 2001a, p. 17) (grifos do autor).

A privação de bens materiais e a pobreza material são algumas das resultantes da “questão social”, constituindo-se em demandas do Serviço Social. Porém, além dessas, demais determinantes se apresentam em alguns espaços sócio ocupacionais, exigindo avançar na sua leitura, análise e mediação junto ao espaço concreto de intervenção.

Portanto, as múltiplas expressões que a “questão social” assume no espaço concreto dos assistentes sociais exigem destes explorar particularidades. Como base de fundação sócio histórica da profissão, as contradições sociais do modo de produção capitalista engendram a totalidade dos indivíduos sociais, tanto na órbita material quanto espiritual, isto é, intelectual, cultural e moralmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com